Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Paulo Affonso Machado assina capítulo sobre desenvolvimento

Prof. Paulo Affonso Machado assina capítulo sobre desenvolvimento

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/06/2015 08h50, última modificação 26/04/2016 15h52

Paulo Affonso Leme Machado, docente de direito ambiental da Faculdade de Direito assina o capítulo 2 da obra Direito Internacional e Bioética Socioambiental – Coleção Diálogos Sobre Meio Ambiente, da Arraes Editores. A 1ª edição do livro foi lançada em março e já está à venda no site da editora. O valor é R$ 68.

A obra é coordenada pelos docentes Bruno Torquato de Oliveira Naves e Maria de Lourdes Albertini Quaglia. “Colaborar numa obra coordenada pelo professor Bruno Torquato é gratificante intelectualmente. O coordenador da publicação é um acadêmico respeitado, tendo um fecundo trabalho em biodireito. Além disso, a maioria dos coautores é ligada à Escola Superior Dom Helder Câmara, cuja pós-graduação é voltada exclusivamente ao direito ambiental e ao desenvolvimento sustentável”, afirma ele, que nesse ano atua como professor colaborativo dessa instituição.

Conteúdo – No capítulo Intitulado Desenvolvimento, Sustentabilidade e Princípios da Prevenção e da Precaução, o prof. Paulo Affonso analisa temas como direito ao desenvolvimento, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, dentre outros. “Há anos abordo esses temas na minha principal publicação, que é o livro Direito Ambiental Brasileiro, já na 23ª edição, como em artigos publicados no exterior e no Brasil. Inovo, contudo, ao entrelaçar o desenvolvimento com os princípios da prevenção e da precaução. O princípio do desenvolvimento sustentável não pode caminhar isoladamente, pois corre o risco de dar uma superioridade à face econômica do desenvolvimento. Da mesma forma a abordagem do social, principalmente, do emprego. A consecução de uma sociedade equitativa e razoável, com justiça ambiental, precisa levar em conta o suporte ecológico dos empreendimentos projetados e implantados”, destaca o docente.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep