Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Paulo Affonso Machado lança primeira obra como coautor

Prof. Paulo Affonso Machado lança primeira obra como coautor

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/10/2015 14h04, última modificação 26/04/2016 15h53

O professor da Faculdade de Direito da Unimep, no campus Taquaral, e especialista em direito ambiental Paulo Affonso Leme Machado acaba de lançar mais uma obra, a primeira em que ele participa como coautor. É o livro Constituição e Legislação Ambiental Comentadas, produzida por ele e pelos também professores Ingo Wolfgang Sarlet, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RS e Juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul, e Tiago Fensterseifer, docente convidado de diversos cursos de especialização em direito constitucional e ambiental e defensor público do Estado de São Paulo.

A obra tem 760 páginas e foi lançada esse mês pela Editora Saraiva. Nela, os três autores analisam a legislação sobre temas como água e resíduos sólidos, entre outros. “Trata-se de coletânea em que analisamos algumas leis brasileiras infraconstitucionais relacionadas à água e aos resíduos sólidos, além da legislação florestal”, afirma ele.

Paulo Affonso conta que a produção da obra levou aproximadamente um ano e seis meses. Em nota divulgada na própria publicação, os autores detalham que a proposta é que o livro concilie a consulta à legislação com anotações doutrinárias, além de apresentar uma relação de decisões extraídas da jurisprudência nacional e indicações bibliográficas que permitam estudos mais aprofundados. No texto, os três também apontam que o projeto da obra surgiu após a constatação da falta de publicações jurídicas nacionais com este formato no campo do direito ambiental.

TRAJETÓRIA

Paulo Affonso Leme Machado, que também é promotor de Justiça do Estado de São Paulo aposentado, é autor do livro Direito Ambiental Brasileiro, que já alcançou a 23ª edição e assina algumas das obras doutrinárias mais tradicionais da área de direito ambiental brasileiro.

Vários reconhecimentos marcam a sua trajetória acadêmica. Dentre os mais significativos estão a conquista do prêmio alemão Elizabeth Haub de Direito Ambiental e da medalha e título de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, conferidos pelo governo francês.


Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Edição e Coordenação: Celiana Perina
Última atualização:  27/10/2015

registrado em: