Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Paulo Marchetti publica artigo em revista internacional

Prof. Paulo Marchetti publica artigo em revista internacional

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/02/2014 13h55, última modificação 26/04/2016 15h50

Com um artigo que auxiliará na prescrição do treinamento e na reabilitação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o professor da graduação de educação física, e dos cursos de mestrado e doutorado em ciências do movimento humano da Unimep, Paulo Henrique Marchetti, ingressou pela primeira vez como um dos autores da edição de janeiro da revista Respiratory Care (número 1, volume 59). A publicação é online e com acesso de todo o mundo.

Intitulado “Músculos de membro inferior e superior em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): similaridades na eficiência muscular, mas diferenças na resistência à fadiga”, o artigo produzido por Marchetti focaliza a não homogeneidade das respostas à fadiga de membros inferiores e superiores em pacientes com DPOC. Segundo conta o docente, estes pacientes “apresentam maior grau de fatigabilidade em membros superiores do que em inferiores durante os testes de endurance, fato que auxilia na prescrição do treinamento e na reabilitação”. Também participaram como autores do artigo os professores: Eduardo Foschini Miranda; Carla Malaguti e Simone Dal Corso, da Universidade Nove de Julho, em São Paulo.

TRAJETÓRIA

Paulo Henrique Marchetti é pós-doutorando pela Faculdade de Medicina da USP, doutor em ciências na área da educação física e mestre em educação física, também pela USP, e atua como pesquisador do grupo de estudo em performance humana da Unimep, dentre outras atividades. Já teve artigos e textos publicados como colaborador em várias publicações nacionais e internacionais, dentre elas: Journal of Sports Science and Medicine; Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício; Revista Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida; Laser in Medical Science e Revista do Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep