Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Samuel Brito participa da Semana de Infraestrutura da Internet

Prof. Samuel Brito participa da Semana de Infraestrutura da Internet

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 28/11/2013 00h05, última modificação 26/04/2016 15h50

O professor e coordenador do curso de redes de computadores da Unimep, Samuel Henrique Bucke Brito, participa em dezembro de dois eventos ligados à 3ª Semana da Infraestrutura da Internet no país. Organizados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), os encontros ocorrem em São Paulo e serão transmitidos via internet.

O primeiro encontro em que Brito representará a Unimep ocorre no dia 4. Trata-se do Fórum Brasileiro de Implementadores de IPv6, no qual o docente falará sobre o tema IPv6 nas universidades. Palestrante do fórum pela primeira vez, Brito destaca que reforçará que as instituições brasileiras têm que atualizar suas matrizes curriculares para ensinar o IPv6.

O IPv6 é o novo protocolo da internet responsável por identificar, na rede, o computador que o usuário está conectado e possibilitar a troca de informações.

Ele acrescenta que a previsão de esgotamento dos endereços IPv4 no Brasil é maio de 2014. A Unimep foi a primeira e, até o momento, é a única universidade credenciada pelo IPv6 Forum para oferecer cursos oficiais com o conteúdo relacionado ao protocolo, nos cursos de graduação e pós-graduação em redes de computadores.

Deste encontro, participa como convidado internacional, Wesley George, funcionário da Time Warner, um dos provedores de acesso norte-americanos pioneiros em IPv6 e coordenador de um grupo de trabalho que busca soluções para os problemas que poderiam atrapalhar o desligamento futuro do IPv4. O evento poderá ser acompanhado por meio do http://ipv6.br/forum

Já no dia 7, Samuel Brito participará do 1º Encontro Nacional da Internet Society no Brasil (Isoc-br), instituição da qual é membro. A Isoc é uma entidade mundial com representação em vários países e que defende a universalização da internet. Neste evento, Brito participará como convidado nos debates.

“O ponto principal das discussões será o marco civil da internet, legislação em vias de votação no Congresso Nacional. O Marco Civil da Internet tem por objetivo assegurar a universalização indiscriminatória da internet e a neutralidade da rede, princípios importantes para os usuários. É um projeto que vem sendo discutido desde 2009 e foi construído a partir das contribuições de mais de duas mil pessoas da sociedade civil. Também iremos conduzir outras discussões como: espionagem na rede, compartilhamento das conexões, preço das conexões de banda larga e outros”, conta ele.

Mais informações sobre o evento em: http://isoc.org.br/ibrasil/1/

Texto: Angela Rodrigues