Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profa. analisa práticas alimentares de pacientes com doenças crônicas

Profa. analisa práticas alimentares de pacientes com doenças crônicas

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/07/2014 11h07, última modificação 26/04/2016 15h51

Adaptar a linguagem de parte da tese de doutorado realizada no curso de pós-graduação em ciências médicas para o público da área de antropologia, realizar novos estudos sobre as questões antropológicas da alimentação e elaborar pesquisa sobre questões culturais ligadas às práticas alimentares brasileiras foram as etapas que a docente da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep, Carla Maria Vieira, considerou as mais difíceis no processo de produção de capítulo para um livro editado na Espanha.

Carla é a autora do capítulo Percepções e Re-Significação da Alimentação no Processo de Adoecimento Crônico que compõe a obra Jóvenes, Desigualdades y Salud: Vulnerabilidad y Políticas Públicas, editada por Tarragona: Publicacions URV da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha.

Com 390 páginas, o livro reúne os melhores trabalhos apresentados no 11º Colóquio da Rede de Antropologia Médica, promovido em 2011, na Universitat Rovira i Virgili, na Catalunha, Espanha. “O tema trabalhado no capítulo é voltado ao estudo das questões socioculturais das práticas alimentares de pessoas em tratamento para doenças metabólicas crônicas tais como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros distúrbios que tem relação direta com alimentação”, afirma ela.

A obra é direcionada aos profissionais das áreas de saúde e da antropologia em saúde e todos os que se interessam por saber como pessoas que convivem com o processo de adoecimento crônico se relacionam com a alimentação. O livro está disponível no link:

TRAJETÓRIA

Vinculada à Faculdade de Ciências da Saúde desde 1999, Carla é docente do curso de nutrição da Unimep e supervisora de estágio. A professora é graduada em nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em ciência da nutrição e doutora em saúde mental pela Unicamp. Também é autora de capítulos produzidos para outros três livros.

Texto:
Angela Rodrigues