Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profa. de educação participa de obra sobre suicídio no trabalho

Profa. de educação participa de obra sobre suicídio no trabalho

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/05/2011 07h59, última modificação 26/04/2016 15h47

Para muitos, discutir sobre suicídio ainda é um tabu no Brasil. Por esse motivo, a docente do curso de pós-graduação em educação da Unimep, Selma Venco, 51, encontrou dificuldades nas pesquisas desenvolvidas para a obra Do Assédio Moral à Morte de Si: a Opção Pela Explicitação Contra o Silêncio que Cala o Sofrimento, na qual escreve um capítulo. Lançado no último dia 28 de abril, em São Paulo, no livro estão reunidos artigos de 13 autores sobre a problemática do suicídio, com conceitos e análises sobre esse tema no mundo do trabalho. A obra pode ser adquirida por solicitação ao e-mail: luana@quimicosp.org.br. O valor é R$ 10. 


A participação de Selma no livro pode ser conferida no capítulo 8, intitulado Das Violências ao Suicídio no Trabalho, produzido em parceria com Margarida Barreto, médica do trabalho e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social da PUC SP. Nele, a docente aponta que as mudanças na economia transformaram a forma de organizar e administrar o mundo do trabalho. “Os trabalhadores, cada vez mais, vivenciam processos de assédio moral, com insultos públicos, e se sentem pressionados nas instituições nas quais estão ligados profissionalmente”, destaca. 

Segundo ela, a lógica de trabalho baseada na extrema produtividade e nas exigências cada vez maiores de produção, aliada à desconsideração pelo fator humano, gerou o aumento de casos de suicídio decorrentes de situações enfrentadas na profissão. E foi justamente essa falta de informações e o silêncio existente no país em relação ao assunto, que motivaram a docente a participar da obra, que foi subsidiada pelo Sindicato dos Químicos de São Paulo. 

TREJATÓRIA 

Selma é socióloga, mestre e doutora em educação, com ênfase em educação e trabalho, pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e atua aproximadamente há um ano como docente do programa de pós-graduação em educação da Unimep. É também autora de outros dois livros e de sete capítulos publicados em obras distintas.


Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização:  24 /05/2011

registrado em: