Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profa. de psicologia representa Estado de SP no Consocial em Brasília

Profa. de psicologia representa Estado de SP no Consocial em Brasília

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/05/2012 10h40, última modificação 26/04/2016 15h48

A docente do curso de psicologia da Unimep, Telma Regina de Paula Souza, é uma das duas únicas representantes do Estado de São Paulo, convidada a participar da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que ocorre de 18 a 20 de maio, no Distrito Federal. O convite para a participação da docente é resultado de seleção promovida pela comissão organizadora nacional do Consocial, que considerou critérios como a participação ativa na conferência virtual, uma das etapas preparatórias da iniciativa.

Com o tema A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública, a Consocial tem o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade, em seus distintos segmentos, no acompanhamento e controle da gestão pública. Nela, os temas debatidos poderão se transformar em planos, políticas públicas, projetos de lei e passar a compor agendas públicas municipais, estaduais e municipais. 

A iniciativa é promovida pela Controladoria Geral da União – CGU, e na etapa nacional, envolverá cerca de 1.500 pessoas, incluindo delegados eleitos nos Estados por segmento: sociedade civil, poder público e conselhos de políticas públicas. 


PARTICIPAÇÃO

“A conferência tem caráter bastante político, principalmente no atual cenário nacional, com casos de corrupção em destaque. Dentre os resultados positivos da iniciativa, está o da consolidação da democracia; e ampliação da participação de todos os segmentos que compõem a sociedade, principalmente os relacionados à educação, no controle e acompanhamento das políticas governamentais”, destaca a professora. 

O evento terá quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Texto: Angela Rodrigues 
Fotos: Banco de imagens e Thiago Altafini 
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 17/05/2012

registrado em: