Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profª Ivanise Monfredini lança livro sobre valorização dos professores

Profª Ivanise Monfredini lança livro sobre valorização dos professores

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/09/2013 09h51, última modificação 26/04/2016 15h50
A docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep, Ivanise Monfredini, lançou, em agosto, o livro “O Deserto da Formação Inicial nas Licenciaturas e alguns Oásis”, em parceria com as também professoras Glaucia Fornazari Maximiano e Maria do Carmo Lotfi, pela Editora Paco Editorial. A obra enfoca a valorização dos professores. A coletânea, que levou um ano para ser escrito, possui 138 páginas e pode ser adquirido no valor de R$ 29,61, nas livrarias especializadas e no site da editora.

Formação – No livro, três capítulos abordam o tema da formação inicial de professores como prática social, com ênfase nas análises das reais condições em que essa formação ocorre. Monfredini destaca que, para analisar as condições dos professores, é necessário envolver vários aspectos, “principalmente os graves problemas de salário, carreira e condições de trabalho”. A pesquisadora acrescenta que o diferencial do livro está em fazer um alerta aos professores para que possam “exigir a melhoria da qualidade da formação inicial dos professores”.

Direcionada a professores e gestores da educação básica e dos cursos de licenciaturas, estudantes, dirigentes e pessoas das secretarias estaduais e municipais de educação e pesquisadores da área da educação, a coletânea é resultado de pesquisa realizada sobre as licenciaturas no Estado de São Paulo, e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), nos anos de 2009 a 2011. A pesquisa foi desenvolvida com a coordenação de Ivanise com a colaboração de Glaucia Fornazari Maximiano e Maria do Carmo Lotfi.

Texto: Stefanie Araujo
Fotos: divulgação