Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Profª Tânia Martins compartilha experiências sobre educação em congressos

Profª Tânia Martins compartilha experiências sobre educação em congressos

por Angela Rodrigues publicado 01/06/2017 02h00, última modificação 23/06/2017 09h30
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação acompanhou discussões desenvolvidas na área da educação, além de estabelecer parcerias profissionais com docentes de outras instituições.

Com a apresentação de trabalhos em dois eventos científicos promovidos em maio, Tânia Barbosa Martins, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pode acompanhar as discussões e investigações desenvolvidas atualmente na área da educação, além de estabelecer parcerias profissionais com docentes de outras instituições.

Entre os dias 17 a 19 de maio, a docente esteve no 25º Seminário Nacional Universitas: Direito à Educação Superior no Contexto da Crise Brasileira, realizado em Brasília. Nele, Tânia apresentou a comunicação: Políticas de Institucionalização dos Polos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta do Brasil, resultado de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq no período de 2015-2017.

A professora, que faz parte da rede Universitas/Br, vinculada ao eixo trabalho na educação superior, destaca que a Universitas compreende oito subprojetos que possuem o objetivo de analisar as políticas da educação superior em vários aspectos. Dentre eles: a política econômica e o financiamento da educação superior; as configurações da educação superior na atualidade, além de a gestão da educação profissional tecnológica e a reconfiguração da formação docente. Nesse evento, além de Tânia, também apresentaram trabalhos três de seus orientandos: Miriam Pavani, Jairo Barbosa e Katiana Alves.

Já no período de 24 a 27 de maio, Tânia Martins participou do 2º Congresso Internacional de Educação Comparada e 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, promovido em João Pessoa. Desse evento, os orientandos de Tânia também apresentaram trabalhos.

De acordo com a professora, nos dois congressos as discussões estiveram relacionadas a complexa conjuntura que as instituições de ensino superior vivem tanto em relação às implicações da crise capitalista mundial quanto às novas exigências que são impostas.  “Obviamente, a conjuntura atual e o fortalecimento dos projetos econômicos neoliberais fortalecidos pela crise no país afetam todas as instituições de educação superior, assim como as políticas e ações que estavam em curso, a exemplo das metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (2014-2024)”, destaca a docente.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina