Profa. Valéria Rueda Spers organiza livro com artigos de 33 autores
Nos últimos 20 anos, a responsabilidade social ganhou cada vez mais espaço como instrumento de gestão estratégica. Nesse sentido, analisar a sua utilização como um diferencial às empresas e o impacto que ela reflete junto ao consumidor são alguns diferenciais da recém-lançada obra \"Responsabilidade Social Conceitos, Experiências e Pesquisas\" (Ottoni Editora, 312 páginas). Organizada por Valéria Rueda Elias Spers, docente da Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep em parceria com Elisabete Stradiotto Siqueira, professora da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), na publicação estão reunidos artigos de 33 autores, dentre pesquisadores, doutores, mestres e alunos graduados em cursos de especialização lato sensu de 16 universidades e faculdades distintas.
Além de atuar como organizadora, Valéria também participa como autora de um capítulo e orientadora de outros artigos e pesquisas. Ela conta que a publicação está dividida em três partes. Na primeira, é apresentada a dimensão da atuação social das organizações; enquanto na segunda parte, sete capítulos analisam como se dá o diálogo da responsabilidade social com as áreas de marketing e gestão ambiental. A terceira e última parte da obra enfoca a responsabilidade social no terceiro setor (organizações privadas sem fins lucrativos).
Dentre outros diferenciais, Valéria cita que o livro se arrisca a trabalhar a perspectiva da responsabilidade social, a partir da conciliação entre os segmentos econômico e social, e, nesse sentido, vai lidar com duas questões.
Uma é a governança da empresa socialmente responsável enquanto a outra é a discussão
da formação do gestor e do administrador, tomando como base a responsabilidade social corporativa, detalha.
Direcionado a profissionais, estudiosos, gestores, alunos de graduação e de pós-graduação que atuam na área de negócios, \"Responsabilidade Social Conceitos, Experiências e Pesquisas\" é o 5º livro organizado por Valéria, que é autora de outras duas obras. Os interessados podem adquirir exemplares na Livraria Nobel. O valor R$ 32.
Texto: Angela Rodrigues
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 21/04/2011