Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor Belarmino César participa de seminário na Rede Globo

Professor Belarmino César participa de seminário na Rede Globo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/07/2009 10h24, última modificação 06/05/2016 08h40

O professor da Unimep Belarmino César Guimarães da Costa (foto ao lado), diretor da Faculdade de Comunicação, participa do 3º Seminário Globo Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) 2009, que ocorre entre os dias 1 e 3 de julho, no Rio de Janeiro, na Rede Globo. Costa é um dos 30 pesquisadores da área de comunicação do Brasil selecionado para participar do evento, fruto de uma parceria entre a Intercom e o programa Globo Universidade. 

Todos os participantes do seminário foram selecionados pelo trabalho desenvolvido na área de diagnóstico de ensino ou pesquisa de telejornalismo na região em que atuam academicamente. No caso de Costa, que leciona a disciplina estética e cultura de massa, o trabalho enviado foi o texto Estética e Produção de Telejornalismo no Contexto das Novas Configurações Midiáticas. Nele o diretor reflete sobre os resultados que novos recursos como o uso de simulação, os efeitos virtuais inseridos na transmissão jornalística e a digitalização da informação, dentre outros, provocam e irão provocar na produção do telejornalismo de hoje em diante. 

“Trata-se de uma oportunidade para refletir e debater as atuais tendências do telejornalismo, não só a partir da prática, mas o efeito que provoca na vida cotidiana por meio da representação do mundo. Será uma experiência fascinante”, destaca Costa.

COLÓQUIO 

Com o tema telejornalismo, o seminário inclui um colóquio sobre ensino e pesquisa do telejornalismo no Brasil, no qual todos os participantes apresentarão os trabalhos enviados. Estão também previstas palestras seguidas de debates com profissionais da emissora: Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação; Carlos Henrique Schroeder, diretor da Central Globo de Jornalismo e William Bonner, editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, entre outros. Na ocasião, o grupo também visitará o departamento de jornalismo e o Projac. 

Assista ao vídeo ao lado com entrevista com o prof. Belarmino da Costa. 

Edição e texto: Assessoria de Imprensa Unimep
Foto: Fábio Mendes
Última atualização: 01/07/2009

registrado em: