Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor compõe grupo de pesquisadores sobre Industrie 4.0 no País

Professor compõe grupo de pesquisadores sobre Industrie 4.0 no País

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/01/2016 09h17, última modificação 26/04/2016 15h53

O professor Klaus Schützer, coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Feau/Unimep, é um dos docentes convidados que compõem o grupo de pesquisadores formado pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) para disseminar a Industrie 4.0 no cenário brasileiro. O grupo também tem o objetivo de conscientizar empresários, indústrias, governo e estudantes sobre a necessidade de investimento nessa temática.

Industrie 4.0 é um programa surgido na Alemanha que une os métodos de produção aos segmentos da academia e do governo e propõe uma 4ª revolução industrial, físico-cibernética, integrando os meios físicos de produção com os meios cibernéticos (internet). Schützer foi convidado a integrar o grupo e já participou de encontros com a equipe para a definição de várias iniciativas.

Dentre os primeiros passos do grupo de pesquisadores estão: identificar projetos ativos no Brasil e trazer conceitos e projetos da Alemanha ao país.

Além dele, participa também do grupo o professor da Poli-USP, Eduardo Zancul, um dos parceiros do SCoPe (Componentes Inteligentes num Ambiente de Produção Inteligente), projeto vinculado ao programa Bragecrim. O Bragecrim é um convênio de cooperação técnico-educacional firmado pelo Laboratório SCPM com universidade alemã.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes