Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prof. Camilo Riani apresenta tese arte e inova na área de pesquisa

Prof. Camilo Riani apresenta tese arte e inova na área de pesquisa

por Angela Rodrigues publicado 30/09/2016 05h00, última modificação 20/10/2016 10h33

O professor da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep e presidente do salão Universitário de Humor da Unimep, Camilo Riani, concluiu seu doutorado de forma inédita e inovadora na área da pesquisa do país. Ele apresentou, em setembro, o resultado de sua pesquisa por meio da tese arte Caricatas: arte-rosto-humor-experiência composta por composições visuais, telas, imagens e intervenções gráficas. A defesa da tese foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Rio Claro

Riani, que teve como orientador da tese o professor César Leite, conta que o seu maior desafio foi construir um todo que respondesse às exigências formais do campo acadêmico mas que apresentasse, ao mesmo tempo, uma composição totalmente inédita. “Daí o grande desafio de trazer cada tese, teoria, proposição para o mundo das imagens artísticas, sem prejuízo ao foco e à profundidade. Aliás, a busca esteve sempre pautada pelo desejo de ampliar as possibilidades de leitura e dos atravessamentos, entre múltiplas ideias e hipóteses”, afirma. 

Também de acordo com Riani, o objetivo da tese foi “construir algo que possibilitasse mais que uma leitura, uma experiência artística no contato com a obra. Trazer os universos da caricatura, da arte, da rostidade, da educação, do humor em um amplo diálogo criativo”.

O programa de doutorado exigiu quatro anos de dedicação do professor. Já a construção específica da arte-tese, nesse formato final, se deu segundo Riani, aos poucos e ao longo de cerca de dois anos “com uma intensificação 'maluca' no último semestre”.

 

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo pessoal
Última atualização: 28/09/2016