Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor de educação de física da Unimep é homenageado no Chile

Professor de educação de física da Unimep é homenageado no Chile

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/06/2010 13h33, última modificação 26/04/2016 15h46

O professor do curso de educação física da Unimep, Washington Spolidori, defendeu a seleção brasileira de Tênis de Mesa entre os anos de 1979 e 1992, nas categorias infantil, juvenil e adulta. A participação em torneios internacionais permitiu o professor conhecer diversos países, entre eles o Chile, local onde ajudou na divulgação do esporte. Desta relação com os chilenos, foi criado em 2001 o Club Deportivo y Cultural Washington Spolidori, em reverência ao professor da Unimep. A curiosidade é que apenas agora Spolidori tomou conhecimento da homenagem. 

Integrantes do clube convidaram o docente para uma inauguração simbólica, no mês de julho, nove anos após a fundação do local. “No início, quando entraram em contato, pensei que era uma brincadeira. Mas depois que me enviaram as fotos do local, fiquei surpreso”, conta Spolidori. O clube conta com cerca de 100 atletas e tem sede na cidade de Coquimbo, distante 475 km da capital Santiago. A iniciativa da homenagem surgiu entre admiradores do professor, que fez muitas amizades quando atuou em quadras chilenas. 

Na carreira, Spolidori conta em sua sala de troféus com 14 títulos brasileiros, oito sul-americanos e três torneios latinos, entre outros. As conquistas internacionais chamaram a atenção de clubes profissionais da Europa, como o Puerto Real, da Espanha, e o Montijo, de Portugal, equipes pelas quais ele atuou. O professor acumula ainda em seu currículo temporadas no Japão e na China.

Texto: Leonardo Moniz 
Edição: Celiana Perina
Foto: Fábio Mendes
Última atualização:  09/06/2010

registrado em: