Professor do campus Santa Bárbara ingressa em academia internacional
O professor e pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba Unimep Klaus Schützer, 55, é o mais novo membro da Academia Internacional de Engenharia de Produção, a Cirp - Colégio Internacional pour la Recherche en Productique. Com sede em Paris, a Cirp é a principal organização mundial em pesquisa de engenharia de produção e está na vanguarda do design, otimização, controle e gestão de processos, máquinas e sistemas. Schützer, que é professor do campus Santa Bárbara dOeste, é o segundo brasileiro a se tornar membro da academia.
Para aceitar novos integrantes, a instituição avalia a produção acadêmica e os artigos submetidos e aceitos na assembléia-geral do órgão. O processo é, via de regra, longo e os candidatos são avaliados pela sua produção acadêmica e pelos artigos submetidos e aceitos na Assembléia-Geral do Cirp, que ocorre anualmente, conta. Além dele, o outro brasileiro membro da academia é João Fernando Gomes de Oliveira, docente da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC-USP) e presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
TRAJETÓRIA
Na Unimep, Klaus Schützer ministra aulas no curso de graduação e no mestrado em engenharia de produção. Ele também coordena o Laboratório de Sistemas Computacionais para Projetos e Manufaturas (SCPM), do campus Santa Bárbara. Além dessas atividades, o pesquisador responde pela organização e realização do Seminário Internacional de Alta Tecnologia, promovido anualmente na universidade e que está na 16ª edição. Por meio dos projetos e pesquisas desenvolvidos no Laboratório SCPM, seis universitários de graduação e pós-graduação da Unimep, mais um profissional formado pela instituição, participam de intercâmbios e estágio em universidades na Alemanha e Itália.
Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 24/02/2011