Professor Gessé Marques lança livro sobre estupro
\"Quem entra com estupro, será estuprado. A frase que você acabou de ler é uma espécie de regra interna aplicada pelos presos aos novos detentos que chegam à cadeia por haver cometido esse crime. O assunto é um dos pilares do livro \"Estupro: Uma Interpretação Sociológica da Violência no Cárcere\", de Gessé Marques Junior, professor de sociologia jurídica na Unimep. A obra, da Editora Juruá, será lançada no próximo dia 15, às 19h30, na livraria Nobel do Shopping Piracicaba.
Com uma linguagem simples e didática, Marques analisa em 168 páginas a prática do direito e estabelece uma comparação com a realidade carcerária. No livro, que tem nove capítulos, o autor utiliza-se dos casos de estupro e violência sexual para traçar uma ponte entre a legislação e a realidade social. O autor coletou depoimentos de juízes e promotores para sustentar a ideia de que a obrigação do Estado em proteger o criminoso, na prática, é substituída por violência forte e repetitiva, especialmente de caráter sexual.
De acordo com o autor, não existe uma preocupação em relação à execução das leis. Até mesmo em termos de literatura são raros os autores que tocam neste assunto, destaca.
O AUTOR
Gessé Marques Júnior é graduado em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seu currículo ainda constam um mestrado em direito, pela Unimep, e outro em antropologia, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 1997, concluiu o doutorado em sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, atua na Unimep como docente nas disciplinas de sociologia jurídica e metodologia de pesquisa.
ANOTE Lançamento do livro Estupro: Uma Interpretação Sociológica da Violência no Cárcere, de Gessé Marques Junior. Dia 15 de outubro, 19h30. Local: Livraria Nobel, Shopping Piracicaba. Informações (19) 3403-2727.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes
Última atualização: 10/10/2009