Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor Júlio Amstalden participa de projeto de música em MG

Professor Júlio Amstalden participa de projeto de música em MG

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/06/2012 08h22, última modificação 26/04/2016 15h48

O professor do curso de música da Unimep, Júlio Amstalden, esteve no início do mês no município de Mariana, em Minas Gerais. Ele participou do projeto educativo Aperfeiçoamento de Regentes de Coros e Capacitação de Cantores - Aquisição e Execução de Repertório e Difusão do Acervo do Museu da Música de Mariana. A ação é uma atividade de educação não formal, área na qual o professor realiza sua pesquisa de doutorado. 

O projeto, financiado pelo governo federal, tem entre seus objetivos, divulgar o acervo das obras de compositores mineiros do século 18, que integram o Museu da Música de Mariana. A atividade teve início em 2011, onde regentes e coralistas do município e regiões vizinhas participaram de cursos na sede do museu.  Nesta etapa, os participantes escolheram um lote de obras do acervo com a responsabilidade de prepará-lo para um concerto público. A segunda e atual fase consiste nas apresentações desses concertos. 

“Não só o acervo passa a ser conhecido, mas também motiva-se a formação de novos corais, excelentes instrumentos de musicalização e socialização. Os resultados estão em processo, mas já foi possível perceber que uma grande motivação e empolgamento foi criado, sendo a qualidade das apresentações muito boa”, conta o professor.

Texto: Elaine Pereira  
Fotos: Fábio Mendes e divulgação
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 21/06/2012

registrado em: