Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora de arquitetura e urbanismo recebe menção honrosa por boas práticas de ensino e formação

por Angela Rodrigues publicado 01/01/2020 03h00, última modificação 13/01/2020 15h12

Mônica Duarte Aprilanti, 46, professora do curso de arquitetura e urbanismo do campus Santa Bárbara d’Oeste da Unimep, recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). A homenagem foi conquistada com o trabalho Detalhes Construtivos em Madeira, que fez parte da disciplina Bases para o Projeto de Edificações em Madeira. A docente recebeu o prêmio do CAU/SP, no dia 21 de novembro, em São Paulo, pela categoria Boa Prática Pedagógica de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo.

A proposta da disciplina nasceu a partir da pesquisa de doutorado da professora e do interesse dela em promover o conhecimento das tecnologias construtivas em madeira.

“Esse reconhecimento torna público importante diferencial do curso da Unimep: sua fundamentação em práticas de experimentação construtiva. Essas práticas, reconhecidas pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP como uma experiência acadêmica bem-sucedida, são possíveis graças ao oferecimento do curso em período integral e à boa infraestrutura dos laboratórios e do pessoal técnico da instituição”, afirmou a docente sobre a homenagem.

PEDAGÓGICO – De acordo com a professora, os alunos se mostraram extremamente engajados e satisfeitos com os resultados dos estudos, apesar do pouco tempo dedicado à disciplina e das dificuldades operacionais enfrentadas. “A experimentação prática é um diferencial pedagógico que tem sido crescentemente valorizado na formação dos profissionais da área da construção civil em todo o mundo. Por esse motivo, não podemos abrir mão deste tipo de experiência em nossos cursos se quisermos primar pela qualidade do ensino”, afirma ela.

As atividades práticas têm o objetivo de propiciar aos estudantes contato com a madeira, o que permite conhecimento tátil sobre o comportamento do material como elemento construtivo. Para que isso fosse possível, as atividades de experimentação foram desenvolvidas no Laboratório de Modelos e Ensaios (Lamode), Laboratório de Sistemas Construtivos (Labsis) e no Laboratório de Processos de Fabricação da Unimep/SBO, todos no campus barbarense da Unimep.

Participaram da prática pedagógica duas turmas do 9º semestre do curso de arquitetura e urbanismo, que reuniu 46 alunos: Alexandre Ortunes Filho, Aline Algizi, Ana Carolina Quintal, Ana Carolina Perin, Bruna de Campos, Bruna de Araujo, Bruna dos Santos, Bruna Wanderley, Bruno Bueloni, Bruno Silva, Camila Maio, Carolina Cunha, Carolina de Oliveira, Caroline Custodio, Caroline Assi, Daniela Mendonca, Danielly de Freitas, Elias Silves, Erineu Cardoso, Gabriel Pasqualin, Gabriel Sturaro, Gabriela Pedro, Giovanna Britschgy, Guilherme Spiller, Isabelle Bragaia, Juliana Pereira, Juliana Maniezzo, Karina de Araujo, Larissa Tiosso, Larissa Baptistella, Laura Beltrame, Leticia Stanm, Lucas Bacchini, Marcela Prezotto, Matheus de Lara, Natalia Pires, Natalia Trindade, Nathalia Froner, Rafael Machado, Rafaela Saito, Raphaela Cortezi, Sara de Souza, Stephanie Santos, Thayna da Silva, Thiago Viglio e Yasmin Correia.

Texto: Serjey Martins
Foto: Ivan Moretti (imagem à direita) e acervo pessoal profª Mônica Duarte Aprilante (acima)
Última atualização: 18/12/2019