Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora de letras inglês apresenta simpósio na Universidade de Oxford

Professora de letras inglês apresenta simpósio na Universidade de Oxford

por marsanta publicado 29/11/2017 13h55, última modificação 19/12/2017 13h52
Professora de letras inglês apresenta simpósio na Universidade de Oxford

“Clarice Lispector em Inglês: Recepção ao Longo do Tempo” foi a apresentação de Cynthia Beatrice Costa, professora do curso de letras – inglês (tradução e interpretação), no simpósio After Clarice: Lispector’s Legacy. O evento ocorreu na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Nascida na Ucrânia em 1920, Clarice Lispector imigrou para o Brasil quando ainda tinha dois meses de idade, com seus pais e duas irmãs. Seu primeiro romance, chamado "Perto do Coração Selvagem", foi publicado em 1944.

A professora conta que sua apresentação foi baseada no artigo "A Internacionalização de Clarice Lispector: História Clariceana em Inglês", publicado na revista acadêmica Cadernos de Tradução.

"Minha apresentação consistiu em apontar aspectos relevantes na história da recepção crítica, tanto acadêmica quanto jornalística, de Clarice Lispector em inglês. Cobri da maneira como Clarice chegou à língua inglesa ao último "boom" de resenhas sobre o livro 'Clarice Lispector: Complete Stories', publicado em 2015 pela editora New Directions", conta Cynthia.

O SIMPÓSIO

O evento, dedicado a explorar o legado da autora Clarice Lispector, homenageou na edição deste ano os 40 anos de sua morte. Reunindo pesquisadores de diversos países ao redor do mundo, o simpósio tem como objetivo analisar o desenrolar da carreira da autora. Segundo o site da Faculdade de Línguas Medievais e Modernas da Universidade de Oxford, Um dos principais tópicos observados é a evolução dos trabalhos de Clarice em tradução para outras línguas e culturas.

Texto: Pedro Spadoni

Edição e coordenação: Celiana Perina