Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora do curso de farmácia apresentou pesquisa no México

Professora do curso de farmácia apresentou pesquisa no México

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/08/2008 07h44, última modificação 26/04/2016 15h45

Claudia Fegadolli, 37,  docente e supervisora de estágio rede da pública do curso de farmácia da Unimep, participou do Foro Internacional Instrumentos que Miden Aspectos Subjetivos en la Salud – Enfoque en la Calidad de Vida, que ocorreu na Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo em Morelia (México), na primeira quinzena de julho.

No encontro, voltado a professores e estudantes da área de saúde, Claudia atuou como uma das organizadoras e promoveu a palestra Adaptação Transcultural de Instrumentos de Qualidade de Vida. No evento a docente abordou os conceitos e a metodologia a ser empregados na adaptação transcultural de instrumentos, questionários criados com o propósito de mensurar a qualidade de vida das pessoas por meio de avaliação de programas, intervenções e delineamento de ações no campo da saúde. Os questionários são respondidos por profissionais dos serviços da saúde e pacientes.

Os dados são utilizados em pesquisas, estudos e avaliações médicas e também permitem comparar resultados entre os países. De acordo com Claudia, o encontro é episódico, mas poderá ser promovido novamente em 2009. Na oportunidade, a docente também acompanhou projetos ligados a um convênio entre Brasil e México, por meio de um grupo de pesquisa e estudos da Universidade de São Paulo (USP), na qual cursa o doutorado. Sobre o desenvolvimento de pesquisas nessa área na Unimep, Claudia afirmou que existe a possibilidade de realização de intercâmbios com alunos de graduação para a realização de projetos de iniciação científica.

Última atualização: 04/08/2008