Professora do curso de farmácia apresentou pesquisa no México
Claudia Fegadolli, 37, docente e supervisora de estágio rede da pública do curso de farmácia da Unimep, participou do Foro Internacional Instrumentos que Miden Aspectos Subjetivos en la Salud Enfoque en la Calidad de Vida, que ocorreu na Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo em Morelia (México), na primeira quinzena de julho.
No encontro, voltado a professores e estudantes da área de saúde, Claudia atuou como uma das organizadoras e promoveu a palestra Adaptação Transcultural de Instrumentos de Qualidade de Vida. No evento a docente abordou os conceitos e a metodologia a ser empregados na adaptação transcultural de instrumentos, questionários criados com o propósito de mensurar a qualidade de vida das pessoas por meio de avaliação de programas, intervenções e delineamento de ações no campo da saúde. Os questionários são respondidos por profissionais dos serviços da saúde e pacientes.
Os dados são utilizados em pesquisas, estudos e avaliações médicas e também permitem comparar resultados entre os países. De acordo com Claudia, o encontro é episódico, mas poderá ser promovido novamente em 2009. Na oportunidade, a docente também acompanhou projetos ligados a um convênio entre Brasil e México, por meio de um grupo de pesquisa e estudos da Universidade de São Paulo (USP), na qual cursa o doutorado. Sobre o desenvolvimento de pesquisas nessa área na Unimep, Claudia afirmou que existe a possibilidade de realização de intercâmbios com alunos de graduação para a realização de projetos de iniciação científica.
Última atualização: 04/08/2008