Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora do curso de história publica artigo em revista digital francesa

Professora do curso de história publica artigo em revista digital francesa

por Angela Rodrigues publicado 07/02/2017 05h00, última modificação 07/02/2017 09h46

A professora do curso de história da Unimep, Valéria Alves Esteves Lima, teve o artigo inédito “Meu Digno Sucessor e Amigo”: Debret, Porto-Alegre e a Invenção de um Legado, de sua autoria, publicado na edição Nº 10 da revista digital francesa Brésil(s), que tem como tema Les artistes de D. João: des Français à Rio de Janeiro en 1816. A revista, que é semestral, é editada pelo Centro de Pesquisa sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC-Mondes Américains/EHESS) e publicada pelo instituto Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme.

É a primeira vez que Valéria participa dessa publicação como autora de artigo de um dossiê temático. Ela conta que foi convidada pelas organizadoras do dossiê, Lilia Schwarcz e Guiomar de Grammont, depois substituída por Ana Paula Simioni.

“A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro possui um conjunto de cartas enviadas de Paris por Jean-Baptiste Debret a Manuel de Araújo Porto-Alegre, entre 1837 e 1844. O primeiro, pintor histórico e membro da colônia de artistas e artífices franceses chegada ao Brasil em 1816, a assim chamada Missão Artística Francesa. O segundo, seu aluno na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro e personagem destacado da história artística e cultural brasileira oitocentista. Inspirado pelas categorias analíticas de Reinhart Koselleck, este artigo elabora uma interpretação das relações de Debret com o Brasil, após seu retorno à França, e dos esforços para envolver Porto-Alegre em seus projetos, tema que salta aos olhos no conjunto epistolar”, detalha a docente sobre o conteúdo do artigo.

O texto completo produzido pela docente está disponível no site: http://bresils.revues.org/

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Edição: Celiana Perina