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Professora Nadia Pizzinatto une conceitos de pesquisa em obra inédita

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/03/2012 12h41, última modificação 26/04/2016 18h48

Além de lecionar, Nadia Kassouf Pizzinatto, docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep, desenvolveu muitas pesquisas ao longo de sua trajetória profissional, tais como as elaboradas para associações, instituições e empresas. A experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo desse período demonstraram a importância da utilização da pesquisa aplicada (análise de oportunidades de mercado e busca de soluções para problemas empresariais) e da pesquisa pura (voltada à formulação de conceitos e modelos teóricos). 

Apresentar a importância desses dois conceitos juntos num mesmo livro foi o desafio assumido por ela. Hoje após três anos de trabalho, lança a obra Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing: Processos e Aplicações (Editora Atlas, 2012). 

Nele a docente atua como organizadora e co-autora, ao lado de Osvaldo Elias Farah. Com 280 páginas, a obra terá lançamento no próximo dia 14 de março, em São Paulo. E já pode ser adquirida nas livrarias ou pelo site da Editora Atlas (www.editoraatlas.com.br). O valor é R$ 60.


A organizadora conta que dentre os diferenciais, está a proposta inédita de contribuir para a docência dos conceitos e atividades da pesquisa pura e aplicada para a área de marketing, justamente por ser um pólo de união para os que se dedicam às duas áreas. Dentre eles, estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de administração, comunicação, ciências econômicas, ciências contábeis e áreas relacionadas, além de profissionais como gestores de marketing, de agências de pesquisa mercadológica e outros.

“O trabalho tem por premissa que o vínculo à metodologia científica no processo de elaboração de projetos, incluindo a análise e tabulação e interpretação de dados é comum às duas vertentes da pesquisa mercadológica”, observa. 


PESQUISA PURA E APLICADA 

Na publicação o conceito de pesquisa mercadológica é analisado nas duas dimensões: a de pesquisa pura e a de pesquisa aplicada. Na apresentação, o livro distingue as duas vertentes. Em seguida, apresenta duas partes: a primeira, com seis capítulos, sobre os processos de elaboração da pesquisa pura e aplicada, e a segunda, com cinco capítulos, com exemplos de pesquisas desenvolvidas pelos autores e os resultados. Os textos foram produzidos por ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unimep, professores e pesquisadores. 

A publicação não é a primeira da docente. Nadia também é autora de Planejamento de Marketing e de Mídia (1996), pela Editora Unimep, e organizadora de Marketing Focado na Cadeia de Clientes (2005), pela Editora Atlas. Além disso, foi co-organizadora de Administração, Evolução, Desafios e Tendências, pela Cobra Editora e Marketing, em 2001, e co-autora de diversos capítulos de livros. 

ANOTE – Lançamento do livro Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing: Processos e Aplicações, organizado por Nádia Kassouf Pizzinatto e Osvaldo Elias Farah. À venda no site www.editoraatlas.com.br e livrarias. Valor: R$ 60. 


Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 09/03/2012

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