Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa de mestrado em direito recebe livros internacionais

Programa de mestrado em direito recebe livros internacionais

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 27/02/2013 11h09, última modificação 26/04/2016 15h49

O programa de mestrado em direito foi contemplado, no início de fevereiro, com uma doação de livros vindos da cidade de Sevilha, Espanha. São oito volumes que abordam temáticas e reflexões do direito ambiental, com a autoria do docente da Universidade de Sevilha e presidente da Associação de Andaluzia de Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Álvaro Sánchez Bravo. Os livros estão escritos nos idiomas espanhol e português e contam com artigos de Sanchez e de outros especialistas da área de direito.

As obras são Agua: Un Recurso Escaso; Ciudades, Medioambiente y Sostenibilidad; Políticas Públicas Ambientales; Los Nuevos Retos de la Sostenibilidad & la Protección Ambiental – Reflexiones desde las dos Orillas; Medio ambiente, Energía y Cambio Climático; Sostenibilidad Ambiental Urbana; Medio ambiente & Ciudadanía & Desarollo e Agua & Derechos Humanos. 

Artigos – Um dos livros da coleção, intitulado Sostenibilidad Ambiental Urbana, reúne dois artigos produzidos por docentes do programa de mestrado em direito da universidade: Mirta Gladys Lerena Manzo de Misailidis (foto), que também é coordenadora do programa, e Jorge Luiz Mialhe, em parceria com ex-alunos. A professora Mirta Gladys Lerena Manzo de Misailidis e a ex-aluna do mestrado em direito, Awdrey Frederico Kokol, escreveram o artigo Direitos Fundamentais do Trabalho na Agroindústria Canavieira Brasileira: os Desafios Diante do Desenvolvimento Sustentável para o livro Sostenibilidad Ambiental Urbana. Nele, elas abordam os problemas ambientais provocados pelo trabalho manual dos trabalhadores na agroindústria canavieira, com foco nas queimadas. Já Mialhe e o ex-aluno de mestrado em direito, André Ricardo Carvalho, produziram o artigo Globalização, Sustentabilidade Urbana e Esferas Locais: As Cidades como Loci Privilegiados para a Construção de Políticas Públicas Ambientais. O artigo escrito por ambos aborda a descentralização do poder de decisão e ação multifacetada dos atores sociais, como sindicatos e ONGs, em diálogo com o poder público, com o propósito de discutir os problemas ambientais que os afetam diretamente.

O envio da coleção ocorreu por um processo de inscrição das instituições interessadas em receber o acervo. A coordenadora do mestrado em direito, Mirta Gladys de Misailidis, inscreveu a Unimep, que passou por seleção e foi aprovada para receber as obras. Os livros serão mantidos na biblioteca do campus Taquaral para empréstimos.


Texto
: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes
Edição: Angela Rodrigues
Última atualização: 27/02/2013

registrado em: