Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa de Orientação de Carreira da Unimep prepara alunos

Programa de Orientação de Carreira da Unimep prepara alunos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/07/2015 13h07, última modificação 26/04/2016 15h52

Resultado de parceria entre a Central de Estágios e o curso de psicologia, o Programa de Orientação de Carreira da Unimep vem guiando alunos para fortalecer a inserção de alunos no mercado de trabalho e planejamento da carreira. Trata-se de um projeto experimental ministrado pelas alunas e estagiárias do último ano do curso de psicologia: Elaine Rodrigues, Larissa Araújo e Sara Tiveron. A coordenação é do professor do curso de psicologia Edgar P. Júnior. O projeto foi estruturado em dois módulos: o primeiro é voltado para inserção no mercado de trabalho, com instruções sobre como elaborar currículos, como se comportar em entrevistas e lidar com dinâmicas de grupo. O segundo trata do planejamento de carreira, desenvolvimento do autoconhecimento e noção das possibilidades e dificuldades do mercado.

As estagiárias também fizeram pesquisas em 111 universidades, nacionais e internacionais, para saber como a questão é tratada. Descobriram que em apenas 25% das instituições há serviços de orientação de carreira e que 20% delas não oferece apoio ao estudante. Na Unimep, um grupo de 15 alunos de distintos cursos recebeu a orientação no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (Ceapsi). No momento, não estão abertas novas inscrições, mas há planos para que a iniciativa se torne definitiva.

Experiências enriquecedoras

Larissa Araujo, uma das estagiárias envolvidas no projeto, conta que o trabalho foi enriquecedor para sua formação e possibilitou um conhecimento maior na área. Também afirmou que, se o programa for implantado definitivamente na universidade, vai se sentir gratificada por verificar que o esforço produziu resultados e contribuiu com vários estudantes.

O professor Edgar P. Júnior destacou que o retorno dos alunos foi positivo e que há público significativo interessado no serviço. Para ele, “o programa foi desafiador e gratificante a todos. É importante, como docente, a construção de conhecimento na área de desenvolvimento e aconselhamento de carreira, por meio da pesquisa, do ensino e da prática. O projeto pretende contribuir para o fortalecimento da Unimep, da Central de Estágios, do jovem universitário e sua carreira, e para a formação do estagiário de psicologia”.

Planejamento

A coordenadora da Central de Estágios, Suellen Bortolotti, contou que o desenvolvimento do projeto foi proposto para o curso de psicologia. As estagiárias, coordenadas pelo professor, fizeram pesquisa pela Intranet sobre as necessidades e interesses dos universitários. A partir desse e de outros estudos elaboraram o plano de orientação.

Suellen afirmou que a iniciativa tem o objetivo de facilitar as escolhas dos estudantes e formar profissionais que saibam enfrentar as dificuldades da carreira. Ela ressalta, também, a diferença desse serviço com a orientação vocacional: “a vocacional é para aquela etapa pré-vestibular que o aluno está identificando qual curso fazer, a de carreira é sobre a profissão, que caminho seguir, o que eu me conheço e me identifico”.

Texto: Serjey Martins
Fotos: Fábio Mendes