Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa para profissionais de ensino enfoca jogos e brincadeiras

Programa para profissionais de ensino enfoca jogos e brincadeiras

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/08/2012 14h01, última modificação 26/04/2016 15h48

Divididos em duas turmas, um grupo de 60 profissionais da rede de ensino infantil de Piracicaba participam até 25 de outubro do programa Jogos e Brincadeiras em Instituições de Ensino Infantil, coordenado pela professora da Unimep Rute Estanislava Tolocka. Resultado de parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde da Unimep e a Prefeitura de Piracicaba, a iniciativa tem a missão de realizar oficinas e oferecer fundamentação teórica sobre a importância de atividades físicas lúdicas para o desenvolvimento infantil. 

As aulas ocorrem sempre às quintas-feiras, nos períodos manhã e tarde. A atividade, que teve início no dia 16 de agosto, conta com o apoio do Ministério do Esporte e da Unicamp.  “O programa possibilitará a participação de discentes e docentes da Unimep e da Unicamp em ações comunitárias e na construção do conhecimento sobre o ensino infantil, além de buscar soluções de problemas com a comunidade piracicabana. Isto permitirá que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja fortalecido na universidade”, destaca Rute, que é professora da graduação e do mestrado em educação física.  

De todas as parcerias promovidas entre área da educação física e a prefeitura, é a primeira vez que está em andamento um programa voltado à educação infantil e à necessidade de estimular a movimentação na infância para o desenvolvimento integral.

ATIVIDADES

Os alunos do programa, escolhidos por sorteio após inscrição na Secretaria de Educação de Piracicaba, participam de dois encontros no campus Taquaral da Unimep, de aulas na Casa da Menina, em Piracicaba, e de atividades práticas com as crianças nas próprias instituições de ensino. Além de Rute, colaboram outros docentes da Facis, profissionais graduados em
educação física e fisioterapia e alunos do mestrado em educação física da Unimep. 

Texto: Angela Rodrigues 
Fotos: Fábio Mendes e divulgação
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 19/08/2012

registrado em: