Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programação diversificada para alunos e comunidade na 11ª Semana de Enfermagem da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 16/05/2018 14h11, última modificação 17/05/2018 15h55
Uma programação diversificada com palestras, minicursos, oficinas, visitas, campanha de vacinação contra o vírus Influenza e outras atividades, marca a realização da 11ª Semana de Enfermagem da Unimep, em maio.

Uma programação diversificada com palestras, minicursos, oficinas, visitas, campanha de vacinação contra o vírus Influenza e outras atividades, marca a realização da 11ª Semana de Enfermagem da Unimep. O evento, que na edição atual tem o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”, irá promover atividades ao longo do mês de maio.

As iniciativas ocorrem em dias, locais e horários distintos no campus Taquaral e em outros espaços (acompanhe a programação abaixo).

PALESTRAS – Direcionadas aos alunos do curso de enfermagem e abertas também aos demais interessados, a semana de enfermagem terá palestras e seminários gratuitos. Nos dias 8 e 10, ocorrem duas palestras com a profª Monica F. Groppo, na Semana dos profissionais da saúde do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), no HFC. Também no dia 10, três palestras sobre os temas: trabalho sob pressão, sistematização de assistência de enfermagem e plano de parto para a gestante serão oferecidas no Anfiteatro do Centro Cívico – Departamento da Atenção Básica da Secretaria da Saúde.

No campus Taquaral, ocorre no dia 19, palestras e debate sobre temas de saúde e debate sobre o SUS, com o grupo Saúde Diálogo Cultura/Movimento Humanidade Nova. O encontro será das 7h30 às 12h30, no Auditório Verde do bloco 2 do campus Taquaral.

A programação da Semana de Enfermagem inclui também a Mostra Científica, que terá no dia 28, relato de experiências dos campos práticos. A atividade ocorre no bloco 3 do campus Taquaral. Já no dia 29, é a vez da palestra Suporte Intermediário de vida, o novo desafio para os enfermeiros, a ser ministrada pelo enfermeiro Eduardo Fernando de Souza. A palestra ocorre das 19h30 às 22h, no Anfiteatro do bloco 7 do campus Taquaral.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO – Os professores e estagiários da Unimep poderão participar da campanha de vacinação contra o vírus Influenza no campus Taquaral. A ação é gratuita e ocorre no dia 9, das 8h às 11h e das 19h às 22h, e no dia 10, das 19h às 22, no setor médico e no Laboratório de Enfermagem, bloco 2. As atividades serão acompanhadas e supervisionadas pelas docentes Vera Osinaga e Tereza Horibe.

A vacinação será por meio de aplicação intramuscular, no braço. Os efeitos colaterais esperados são: dor no local da aplicação, dor no corpo e dor de cabeça leve. É possível utilizar medicamentos para minimizar os efeitos. A vacina é contraindicada a pessoas alérgicas aos componentes da vacina e a pessoas alérgicas ao ovo.

Os docentes que não puderem participar da campanha oferecida na universidade, podem, a partir do dia 9 de maio, procurar os postos de vacinação do SUS e apresentar o crachá da Unimep para o recebimento da vacina. A campanha também foi oferecida aos funcionários no dia 4.

OFICINAS – Direcionadas apenas aos alunos do curso de enfermagem, a semana da graduação terá a promoção de três minicursos e oficinas. Dentre elas, estão: Capacitação para hipodermóclise, a ser ministrada no dia 16, pelo enfermeiro Devandro Santos; e o minicurso sobre injetáveis, nos dias 10, 14, 15, 17, 21 e 22. As duas atividades, que serão realizadas no Laboratório de Enfermagem do campus Taquaral, estão com inscrições esgotadas. Já no dia 22, o professor Antônio Carlos Schiavon apresenta a oficina Prática de Defesa Pessoal, no bloco 11 do campus Taquaral. As vagas são limitadas.

VISITAS – As visitas que compõem a Semana de Enfermagem da Unimep têm início no dia 9 (quarta-feira), com a vinda de alunos da ETEC Cel. Febeliano F. Costa aos Laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde. A atividade ocorre das 13h30 às 16h30. Já no dia 11 (sexta-feira), das 8h às 11h, visitam os laboratórios os alunos do Senac.

No dia 17 (quinta-feira), é a vez dos alunos da graduação da Unimep participarem de visita ao Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita, em Santa Rita do Passa Quatro. No dia 24, eles também participam da 25ª Feira Hospitalar 2018, no Expo Center Norte.

ATENDIMENTOS – Atendimentos gratuitos à comunidade também compõem a programação da Semana de Enfermagem. A atividade ocorre com a participação de alunos e docentes da graduação no Circuito Saúde do projeto Unimep na Comunidade. Os atendimentos ocorrem no dia 26 (sábado), das 7h às 12h30, na Escola Municipal Angela Sbrogio Furlan, localizada à rua José Pedro de Freitas, nº 132, no bairro Jardim Esplanada, em Piracicaba.

A programação do evento terá ainda com a promoção de gincana de arrecadação. A atividade irá incentivar a doação de produtos e alimentos e, também, irão reforçar a importância da doação de sangue (no Hemocentro). Os interessados poderão colaborar com a doação de fraldas, agasalho e leite. A entrega dos itens ocorre no dia 30 (quarta-feira), no Laboratório Jurídico do bloco 4, no campus Taquaral, no período das 19h30 às 22h.

A 11ª Semana de Enfermagem da Unimep é realizada por alunos, docentes e coordenação do curso de enfermagem e conta com o apoio do Centro Acadêmico de Enfermagem da universidade e da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis).

ANOTE – 11ª Semana de Enfermagem da Unimep – “Enfermagem: Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”.
De 2 a 30 de maio, com atividades distintas ao longo de maio. Outras informações: Centro Acadêmico de Enfermagem, com Larissa Boni (fone: 19.9.9269-7020) ou Tais Baciotti (fone: 19.9. 9689-9695).

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo