Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programas de mestrado e doutorado da Unimep recebem avaliações positivas pela Capes

por ceperina — publicado 23/10/2017 00h00, última modificação 01/11/2017 08h47 expirado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da 1ª etapa da Avaliação Quadrienal 2017 para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) da Unimep. Nessa avaliação, o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE) da Unimep, recebeu o conceito 5; o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano (PPCHM) e o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (PPGEP) da Unimep receberam ambos a nota 4.

Os cursos de mestrado profissional em administração e doutorado acadêmico em administração, que compõem o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, são avaliados separadamente pela Capes. Os dois cursos receberam o conceito 4 na avaliação.  Já o programa de mestrado em direito da universidade foi avaliado com a nota 3.  Os resultados apontam a qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

“De um modo geral, todos os programas foram bem avaliados e revelaram avanços consideráveis em relação a última avaliação trienal (2010-2012), com destaque positivo para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção que passou da nota 3 para 4, e negativo para o Programa de mestrado em Direito que foi rebaixado de 4 para 3, mas que já interpôs recurso com a Capes, por entender que a presente nota não faz jus ao desempenho do programa nos últimos quatro anos”, destaca o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimep, professor Cesar Romero Amaral Vieira.

“Apenas à guisa de ilustração, se tomarmos a atividade de pesquisa como um dos itens importantes para o processo avaliativo, os resultados desta avaliação demonstraram, de um modo geral, que as pesquisas desenvolvidas em nossos programas estão cada vez mais integradas ao ambiente institucional. Isso reflete-se na crescente inserção de alunos de graduação nos grupos de pesquisa e nos projetos de Iniciação Científica e Tecnológica coordenados pelos docentes dos respectivos programas.

ANÁLISE

Após a análise pelas comissões de área de avaliação, ocorrida entre 3 de julho e 11 de agosto, os programas de pós-graduação foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) no período de 21 a 25 de agosto e de 28 de agosto a 1º de setembro. No CTC-ES são homologados os resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE) do MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.

“A consolidação dos conceitos obtidos nesta avaliação quadrienal representa o êxito de um projeto coletivo que tem sido desenvolvido com ampla participação de docentes, discentes e funcionários dos programas e da Unimep como um todo. É certo que ainda estamos distantes do ideal, mas tudo indica que permanecemos no caminho certo, em que pese a gravidade da situação política e econômica que estamos enfrentando em âmbito nacional e que tem atingido drasticamente o âmago das instituições educativas e em especial das comunitárias, como é o nosso caso. Esta é uma das variáveis que certamente deve ser levada em conta na análise de nosso desempenho, e com efeito a mais influente, entretanto, não deve ser considerada como a única”, destaca Romero.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina