Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto acadêmico diferencia graduação de ciências contábeis

Projeto acadêmico diferencia graduação de ciências contábeis

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/04/2013 10h46, última modificação 26/04/2016 15h49

Com um currículo distinto que proporciona aos alunos o contato com a contabilidade já nas primeiras aulas, que gradativamente é ampliado no decorrer dos semestres, o curso de ciências contábeis da Unimep é oferecido desde 1975, sendo um dos três primeiros cursos superiores que deram origem à universidade. Graduados, os profissionais da área tornam-se aptos a estudar e controlar o patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas, nos aspectos qualitativos e quantitativos, além de produzir informações úteis relacionadas à área.

Unimep – Na universidade, a monografia exigida para conclusão do curso é um dos diferenciais, segundo aponta a docente e coordenadora da graduação, Miltes Angelita Machuca Martins (foto ao lado, orientando aluna). Por meio dela, os alunos desenvolvem a consciência da necessidade da educação continuada, a partir de leitura e pesquisa para a solução dos problemas do cotidiano. Além disso, Miltes aponta os estágios supervisionados, nos quais a partir do 7º semestre os estudantes têm a função de prestar consultoria junto a uma pequena empresa. Esse projeto, executado há sete anos na universidade, ocorre por meio de uma parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), responsável por divulgar o trabalho junto aos seus associados. “A disponibilização ao aluno da atual configuração de estágio curricular supervisionado oferecido na Unimep é diferenciada. A partir desse projeto, o universitário tem a possibilidade de colocar a teoria em prática, fazendo um diagnóstico da realidade do sistema de informações do empreendimento, que é um laboratório riquíssimo no aprendizado. Trata-se de um trabalho importante e muito bem avaliado pelas empresas participantes”, afirma Miltes.

Escolhas – O aluno do 5º semestre, João Coletto Delolio, natural de Piracicaba,  optou pelo curso por já trabalhar na área, e pela Unimep, por considerá-la a melhor universidade da região. “Gosto de tudo no curso, a forma como é apresentado, as aulas, a estrutura da universidade. Estou tendo a oportunidade de conciliar conhecimento e experiências do curso e do trabalho”, conta o assistente contábil que há três anos trabalha na empresa Xerium Technologies. “Escolhi a Unimep, por ser uma universidade e por ser conceituada na região. Acertei na escolha pois gosto muito do curso. Minhas expectativas têm sido atendidas e estou tendo a oportunidade de crescer profissionalmente”, destaca a piracicabana Kátia Alessandra Carmezini, aluna do 7º semestre, e analista fiscal da empresa Trevo Transportes há mais de um ano. Já Shany Cleise Barbosa, natural de Piracicaba, aluna do 3º semestre, afirma que estar no curso supera suas expectativas. “A Unimep é uma das melhores universidades que conheço. Oferece um ótimo ensino e também professores que cobram o aprendizado dos alunos”, afirma. A universitária, que planeja trabalhar em uma grande empresa quando formada, já iniciou sua experiência profissional atuando como diretora financeira na FGN Júnior empresa de consultoria júnior administrada por alunos da FGN (Faculdade de Gestão de Negócios) da universidade.

Experiências – Wagner Correr Custodio, de São Bernardo do Campo, é ex-aluno do curso de ciências contábeis da Unimep, graduado em 2004. Para ele, ao longo dos últimos 10 anos houve muito progresso e estruturação da classe contábil, o que tornou possível um reposicionamento dos profissionais da área no mercado de trabalho, garantindo prosperidade e valorização da profissão. Atualmente, Custodio trabalha como accounting controller na empresa Owens Corning Fiberglas AS Ltda, em Rio Claro. “A Unimep é fundamental na minha carreira profissional até os dias de hoje, pois o conhecimento adquirido na graduação me garantiu uma base sólida e fundamentada na ética. Atualmente, como controller contábil de uma multinacional americana, mantenho contato permanente com a professora Miltes na busca de futuros profissionais, que atualmente são estudantes da Unimep”, afirma o profissional.

Confira mais imagens de alunos e professores entrevistados no link: http://on.fb.me/10PeipM

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes