Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto capacita moradores de assentamento para a produção de tijolos

Projeto capacita moradores de assentamento para a produção de tijolos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/02/2014 12h22, última modificação 26/04/2016 15h50
Ensinar um grupo de 23 moradores de três assentamentos localizados em Sumaré a utilizar a terra como geradora de renda foi um dos principais resultados apontados pela universitária Mahatima Fuentes, 32, aluna do 8º semestre de pedagogia, com o projeto Processo Educativo na Formação de Assentados da Reforma Agrária para Produção de Tijolos de Solo e Cimento. De agosto de 2012 a agosto do ano passado, Mahatima atuou no projeto como bolsista do programa Fundo de Apoio à Extensão (FAE) da Unimep.

A iniciativa foi coordenada por Eduardo Salmar Taveira, docente da Feau e representante da Cátedra Unesco de Arquitetura de Terra, e contou com a colaboração dos professores Márcia Vieira, responsável pelo Nepep (Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular) e Natanael Jardim, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo.

De acordo com Taveira, o principal objetivo foi capacitar moradores para a produção de tijolos ecológicos, feitos de terra crua prensada e não queimados. O treinamento e as aulas ocorreram no Laboratório de Sistemas Construtivos, do campus Santa Bárbara d´Oeste. “As atividades foram desde divulgar o projeto nos assentamentos, conhecer a lavoura, mapear o solo dos lotes de cada família até a promoção de oficinas práticas e teóricas. Trabalhamos a possibilidade de utilizar a terra como geradora de renda para a comunidade, pois é a principal matéria-prima para fabricar tijolos que poderão ser utilizados na construção de áreas particulares e de uso comum nos assentamentos”, conta a aluna.

A ação terá continuidade por meio da publicação de cartilhas didáticas para que as comunidades possam produzir tijolos para construções rurais. O projeto contou também com a participação de Larissa Franco, aluna do curso de engenharia civil e os estudantes voluntários Denis Comandule, Yasmim Cavalcante, Micaela Archanjo e Bruno Cazissi, do curso de arquitetura e urbanismo.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep