Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de Consultoria Contábil: alunos prestam assessoria gratuita a empresas

Projeto de Consultoria Contábil: alunos prestam assessoria gratuita a empresas

por ceperina — publicado 30/05/2016 05h00, última modificação 10/06/2016 12h04

Desde 2005, o Projeto de Consultoria Contábil, fruto de uma parceria entre a Unimep e a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), promove a experiência prática para os alunos do curso de ciências contábeis da Unimep. Eles prestam assessoria contábil e financeira gratuita, sob a supervisão de docentes, para empresas de micro e pequeno porte associadas à Acipi. Até hoje, aconteceram 95 atendimentos e, em 2015, foram 6 empresas auxiliadas, envolvendo 38 alunos e 3 professores. O projeto é a principal atividade de extensão do curso e é desenvolvido por meio do Estágio Curricular Supervisionado.

O coordenador do projeto e professor do curso de ciências contábeis, Jair de Souza, explica a iniciativa: “culturalmente, há uma ideia de que a contabilidade foi criada para atender as obrigações legais, mas na realidade ela nasceu com finalidade gerencial. A natureza da contabilidade está relacionada à gestão e não ao controle fiscal. No entanto, a contabilidade como ferramenta de gestão é pouco utilizada. Nosso objetivo é justamente demonstrar aos empresários como as informações contábeis podem ser utilizadas na gestão do negócio”.

RESULTADOS

Para Lucinéia Belluca, coordenadora do curso de ciências contábeis, “os principais resultados, na perspectiva do empresário, foram as mudanças na gestão empresarial, melhor controle financeiro, melhor entendimento dos relatórios contábeis do resultado econômico, gestão de fluxo de caixa, realização de planejamento orçamentário e a obtenção de um diagnóstico da saúde econômico-financeira da empresa. Para os estudantes a contribuição que se destaca é a possibilidade de vivenciar a realidade da empresa e a aplicação dos conceitos teóricos”.

Já o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, afirmou que “essa área do saber é muito importante para empresas. Por meio da contabilidade, os empresários reúnem subsídios para tomar decisões. Além disso, atravessamos um período difícil na nossa política, com carga tributária exorbitante. Por isso, a participação no programa será muito válida”.

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal