Projeto de docente da Unimep em parceria com Ilumina atende mulheres
Quarenta mulheres que, em decorrência de cirurgia de mama devido ao câncer, estejam com inchaço crônico (conhecido como linfedema) no braço podem ser atendidas gratuitamente e assim participar de projeto coordenado pela profª Maria Silvia Mariani Pires de Campos (foto), docente do curso de fisioterapia da Unimep.
O estudo está vinculado ao convênio de pesquisa existente entre a universidade e a Associação Ilumina, associação solidária, sem fins lucrativos, criada para minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer na rede pública. De acordo com Maria Sílvia, a iniciativa está em fase de seleção de voluntárias. As interessadas podem se inscrever para agendamento por meio do fone da Associação Ilumina: (19) 3375-0140. Os atendimentos são gratuitos.
ESTUDO
Coordenado por Maria Silvia, o projeto Estudo da Eficácia da Drenagem Linfática Manual e Endermoterapia sobre a Composição do Linfedema Crônico do Braço Relacionado ao Câncer de Mama tem o objetivo de, a partir de tratamento proposto à paciente, reduzir o linfedema (acúmulo anormal de linfa nos tecidos) simultaneamente com a redução do tecido adiposo subcutâneo, constatando a legitimidade da drenagem linfática manual e da endermoterapia, procedimento realizado para eliminar toxinas. O projeto terá duração de dois anos e será finalizado em 2017.
Das atividades, participam também as alunas do curso de fisioterapia da universidade, Carolina Giorni e Milena Maria Mantuanelli Abrantes, respectivamente estudantes dos 7º e 9º semestres da graduação. As universitárias realizam o recrutamento das voluntárias e o tratamento proposto.
Texto: Angela Rodrigues
Foto: Fábio H. Mendes
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 06/05/2015