Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de docente da Unimep em parceria com Ilumina atende mulheres

Projeto de docente da Unimep em parceria com Ilumina atende mulheres

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/05/2015 12h46, última modificação 26/04/2016 15h52

Quarenta mulheres que, em decorrência de cirurgia de mama devido ao câncer, estejam com inchaço crônico (conhecido como linfedema) no braço podem ser atendidas gratuitamente e assim participar de projeto coordenado pela profª Maria Silvia Mariani Pires de Campos (foto), docente do curso de fisioterapia da Unimep.

O estudo está vinculado ao convênio de pesquisa existente entre a universidade e a Associação Ilumina, associação solidária, sem fins lucrativos, criada para minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer na rede pública. De acordo com Maria Sílvia, a iniciativa está em fase de seleção de voluntárias. As interessadas podem se inscrever para agendamento por meio do fone da Associação Ilumina: (19) 3375-0140. Os atendimentos são gratuitos.

ESTUDO

Coordenado por Maria Silvia, o projeto Estudo da Eficácia da Drenagem Linfática Manual e Endermoterapia sobre a Composição do Linfedema Crônico do Braço Relacionado ao Câncer de Mama tem o objetivo de, a partir de tratamento proposto à paciente, reduzir o linfedema (acúmulo anormal de linfa nos tecidos) simultaneamente com a redução do tecido adiposo subcutâneo, constatando a legitimidade da drenagem linfática manual e da endermoterapia, procedimento realizado para eliminar toxinas. O projeto terá duração de dois anos e será finalizado em 2017.

Das atividades, participam também as alunas do curso de fisioterapia da universidade, Carolina Giorni e Milena Maria Mantuanelli Abrantes, respectivamente estudantes dos 7º e 9º semestres da graduação. As universitárias realizam o recrutamento das voluntárias e o tratamento proposto.

Texto:  Angela Rodrigues
Foto: Fábio H. Mendes