Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de ensino em ciências é aprovado pela Fapesp

Projeto de ensino em ciências é aprovado pela Fapesp

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/08/2010 10h20, última modificação 26/04/2016 15h46

Considerada como uma área específica da educação, a ciência envolve conceitos complexos de serem trabalhados. No entanto, com o objetivo de analisar a mediação entre professor e aluno no ensino dessa área em sala de aula, a partir de registros e acompanhamento, o projeto A Mediação como Tarefa do Professor: Investigando as Concepções de Mediação e as Práticas de Docentes do Ensino Fundamental e Médio, acaba de ser aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A aprovação pelo órgão ocorreu em junho e a pesquisa terá a duração de dois anos. Coordenado por Maria Guiomar Carneiro Tomazello, a Magui, docente do curso de física da Unimep, a pesquisa pretende analisar a relação professor–aluno. “De início, pretendemos filmar as aulas e realizar entrevistas. Em seguida, iremos destacar episódios que levam à compreensão do ensino de ciências. É um trabalho a ser desenvolvido dentro da sala de aula mesmo”, destaca ela.

ETAPA – A coordenadora conta que após a seleção e escolha dos cinco alunos e uma doutoranda da universidade que participarão da iniciativa, etapa já concluída, a próxima ação do projeto será a realização de uma mini-palestra sobre mediação pedagógica, a ser ministrada pela pedagoga Anna Maria Lunardi Padilha, também integrante da equipe de pesquisadores. Além delas, também faz parte da equipe os docentes do Núcleo de Educação em Ciências da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza da Unimep: James Rogado, Leda de Assis Favetta, e Simone Sendin Guimarães.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina