Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório SCPM da Unimep é renovado até 2018

por Angela Rodrigues publicado 22/12/2016 03h00, última modificação 22/12/2016 09h59

O projeto Componentes Inteligentes num Ambiente de Produção Inteligente – SCoPE, coordenado pelo professor Klaus Schützer, que também responde pelo Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Unimep, teve a sua renovação garantida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) até o final de 2018. A informação é do próprio prof. Schützer, que apresentou os resultados da pesquisa na 8ª Reunião Anual do Programa Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Manufacturing Technology (Bragecrim), promovida em Bremen, Alemanha. O evento ocorreu na Universität Bremen, nos dias 14 a 16 de novembro.

Pesquisas

O SCoPE é um dos dois projetos de pesquisa do Laboratório SCPM da Unimep aprovados pela Capes, e que atualmente compõem o programa Bragecrim. Além dele, há o projeto Otimização do Processo de Micro Fresamento – Micro-O, que também tem a Unimep como a instituição acadêmica responsável e está em processo de análise para a renovação da aprovação pela Capes.

O projeto SCoPE é desenvolvido em parceria com a Technische Universität Darmstadt e conta com a participação do professor Alexandre T. Simon, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Unimep, e do prof. Eduardo S. Zancul, da Poli-USP. “O SCoPE trata do desenvolvimento de produtos e componente inteligentes que possam interagir com um ambiente de produção inteligente, estando assim diretamente inserido nos desafios oriundos da chamada 4ª Revolução Industrial”, destaca o prof. Schützer

Já o projeto Otimização do Processo de Micro Fresamento – Micro-O, que também tem a participação de Klaus Schützer como pesquisador, é coordenado pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). O parceiro alemão dessa pesquisa é a Technische Universität Berlin, por meio da parceria com o Laboratório SCPM. Além da Unimep, o projeto Micro-O também envolve a Universidade Federal do ABC (UFABC) por intermédio do ex-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Unimep e do Laboratório SCPM, o prof. Erik Gustavo Del Conte.

“O projeto Micro-O trata o desenvolvimento do processo de micro fresamento para a produção de dispositivos para uso na área de biotecnologia e produção de medicamentos com nano partículas”, detalha Schützer.

Bragecrim

Desde que foi lançado na Unimep, em 2009, o Bragecrim é um dos programas da Capes de maior destaque e produção intelectual do país. “Considerando a área de conhecimento, é o programa de maior destaque no Brasil e é considerado referência para parcerias Brasil-Alemanha na área de manufatura”, destaca o coordenador do Laboratório SCPM.

Schützer, juntamente com o prof. Walter Weingaertener, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram os idealizadores. O programa teve início em 2006, a partir de reuniões organizadas por ambos e envolveram pesquisadores do Brasil e da Alemanha buscando o desenvolvimento de um programa de fomento com as características do que resultou o Bragecrim. “O SCPM possui projetos neste programa desde o seu início e atualmente é o único laboratório de pesquisa de uma universidade particular do Brasil com projetos em andamento”, afirma Schützer.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina