Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento auxilia recuperação de pacientes após Covid-19

Projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento auxilia recuperação de pacientes após Covid-19

por Angela Rodrigues publicado 15/06/2021 05h00, última modificação 09/10/2021 00h43


A aluna Tamires de Mori e a professora Marlene Aparecida Moreno
(foto ao lado), ambas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) da Unimep desenvolvem, desde abril, o projeto de pesquisa Protocolo de intervenção muscular respiratória em pacientes após infecção pela Covid-19.

O estudo é coordenado pela profª Marlene, também responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e diretora da Área de Pós-Graduação e Pesquisa da Unimep.

Ela conta que os principais objetivos da pesquisa são avaliar os efeitos de um protocolo de treinamento muscular inspiratório sobre a função e a força muscular respiratória, força muscular periférica, aptidão física e modulação autonômica da frequência cardíaca em pacientes pós Covid-19 .

O projeto está em andamento e não tem prazo definido para ser concluído.

 ATENDIMENTO À POPULAÇÃO – Além dos estudos dos resultados do protocolo de treinamento muscular, o projeto contempla outros benefícios diretos à comunidade. Marlene conta que dentre as principais ações da iniciativa estão o atendimento dessa população, com intervenções para auxiliar a recuperação tanto respiratória como física dos pacientes.

“A contribuição à comunidade se dá no sentido de auxiliar na recuperação respiratória e física dessa população, implementando ao atendimento de rotina uma terapia respiratória específica para o grave comprometimento do sistema respiratório”, destaca a professora.

Além das ações desenvolvidas pela aluna Tamires de Mori, o estudo conta com a participação do professor Antonio Roberto Zamunér, da Universidade Católica de Maule, no Chile, que realiza a análise dos dados coletados.

“Em relação à formação da aluna, o projeto possibilita além do aprendizado teórico, a vivência do atendimento aos pacientes na prática. E, também a experiência de trabalhar com a análise dos dados em uma parceria internacional”, acrescenta Marlene.

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 07.06.2021

registrado em: