Projeto de pesquisa propõe soluções sustentáveis para a construção civil
Propor e difundir soluções sustentáveis para a construção civil. Este é o principal objetivo do projeto de iniciação científica Construção da casa sustentável, desenvolvido pela aluna do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, Maria Eduarda Belluci, com a orientação do prof. da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep, Eduardo Salmar Nogueira Taveira.
A pesquisa teve início em agosto de 2017 e segue até julho, com o financiamento pelo programa Fapic da Unimep e o apoio da Cátedra Unesco, instituição qual o próprio orientador é representante brasileiro.
A ideia do projeto, segundo conta o prof. Taveira, surgiu com o desenvolvimento do projeto de extensão (2016-2017) Sustentabilidade do campus de Santa Bárbara d´Oeste, quando se enxergou a viabilidade da construção de uma casa sustentável, com aproximadamente 50m² de área. “Além de criar um espaço físico que possa abrigar professores que ministram aulas na Unimep, pretende-se também compartilhar o projeto com prefeituras da região, como solução para habitações populares”, afirma ele.
SUSTENTABILIDADE – O docente destaca que o debate sobre a sustentabilidade é essencial. Para ele, que atualmente desenvolve pesquisas com ênfase em inovações tecnológicas, análise do ciclo de vida, adequação ambiental e projetos residenciais, essa iniciativa abrange a formação dos jovens que passam a adquirir novos conceitos quanto ao emprego de “energias limpas”, promovendo ambiente saudável.
Já a aluna do curso de arquitetura e urbanismo, Maria Eduarda Belluci, conta que o tema da construção sustentável sempre chamou a sua atenção pelo fato de a degradação do meio ambiente se tornar mais intensa a cada ano. “Como a construção é uma das atividades que mais causa dano ao meio ambiente, uma forma de cuidar e preservar é fazendo escolhas na hora da construção que tenham menor impacto”, conta a universitária.
Maria Eduarda destaca que, a partir dessa pesquisa, tem a chance de estudar sistemas construtivos sustentáveis, além de conhecer quais são os melhores materiais utilizados na residência e as tecnologias que permitem a residência autossustentável, aquecimento solar, dentre outros elementos. “Nesses meses de pesquisa, pude aprofundar meu conhecimento na área da construção sustentável”, aponta a estudante.
Texto: Lara Marangoni / Agência Inova CIência
Edição: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens Freepik
Última atualização: 15/05/2018