Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto do grupo Andaime leva teatro a alunos de escola pública

Projeto do grupo Andaime leva teatro a alunos de escola pública

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/01/2011 08h52, última modificação 26/04/2016 15h46

Ao final do 8º ano de realização do programa Plantando Sonhos, iniciativa do grupo Andaime de Teatro da Unimep que visa educar por meio do teatro, já foram cerca de 3.500 alunos de escolas públicas atendidos. Além disso, os integrantes da trupe realizaram palestras e oficinas em municípios, como São Bernardo do Campo, Brasília e Campinas, além de Piracicaba.

A proposta inicial, em 2003, visava formação de professores de escolas públicas, mas o projeto tomou proporções maiores e atualmente também conta com os alunos, aproximando-os da linguagem artística do teatro. 

De acordo com o coordenador da área de teatro do NUC (Núcleo Universitário de Cultura), Antonio Chapéu, o contato com a arte permite o descobrimento de possibilidades de formação da cidadania. Além disso, em muitos casos, o projeto contribuiu para a reconquista do interesse no aprendizado, por meio do incentivo à leitura e à escrita.

Em 2010, participaram do Plantando Sonhos 170 estudantes do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Profª. Elizabeth Consolmagno Cruz,  do bairro Kobayat Líbano. Os alunos montaram o espetáculo \"Nosso Bairro na Rádio São Jorge\", que conta a história do bairro Kobayat Libano, em que a escola está situada. 

A pesquisa, as entrevistas com moradores e a elaboração do roteiro: tudo ficou por conta dos estudantes, com o auxílio de professores e monitores. A publicação do livro \"Primeiros Contos”, organizado por Andrea Giovana Ferreira (foto) e com textos de autoria dos alunos, foi outro fruto desse trabalho. 

O Plantando Sonhos tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), e do Ministério da Cultura, pelo programa Cultura Viva. 


Texto: Camila Duarte
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes e Thiago Altafini
Última atualização: 08/01/2010

registrado em: