Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto InspirArte, do Centro Martha Watts, é atração no Dia Mundial da Criatividade

Projeto InspirArte, do Centro Martha Watts, é atração no Dia Mundial da Criatividade

por Angela Rodrigues publicado 26/04/2021 05h00, última modificação 26/04/2021 09h17

O projeto virtual InspirArte, idealizado e desenvolvido pela equipe do Centro Cultural Martha Watts ao longo de 2020, é um dos destaques da programação da 4ª edição do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Organization). A iniciativa ocorre nos próximos dias 21 e 22 de abril e terá mais de 1.500 atividades gratuitas e on-line.

O festival é uma iniciativa global liderada pela World Creativity Organization e idealizada em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster. Em 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril. Em 2020, tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. 

A programação e as atrações do evento podem ser consultadas e acompanhadas no portal: www.worldcreativityday.com/world/activities

Nesse ano, o festival traz como tema Novo Mundo, Novas Habilidades e conta com a participação de 126 cidades de 16 países. Além de municípios brasileiros, participam cidades localizadas na Austrália, Canadá, Republica Dominicana, Franca, Hong Kong, Itália, Japão, Moçambique, Namíbia, Paquistão, Portugal, Espanha, Suécia, Emirados Árabes e Estados Unidos.

INSPIRARTE – Uma das atrações que compõe a programação virtual do Dia Mundial da Criatividade é o audiovisual sobre o projeto InspirArte, desenvolvido no Centro Martha Watts. O movimento foi idealizado pela coordenadora do espaço, a profª Joceli Lazier, para tornar a arte mais acessível às pessoas e viabilizar espaços aos artistas no período de isolamento social. 

Por meio do projeto, artistas distintos puderam apresentar e aproximar o resultado de seus trabalhos à comunidade, no formato virtual.

A iniciativa foi idealizada em 2020, quando Joceli conduziu pesquisa sobre o impacto da pandemia em relação à exposição de artistas, e concluiu que no período de isolamento, houve aumento em sites de busca por mostras virtuais. 

Em seguida, a equipe do Centro Cultural Martha Watts desenvolveu o projeto InspirArte, para incentivar a divulgação de trabalhos produzidos por artistas de todo Brasil, em variadas técnicas e expressões culturais. Os resultados foram compartilhados ao longo de todo o ano, nas mídias sociais do Centro Cultural Martha Watts, e poderão ser conhecidos e revistos no audiovisual sobre o programa, a ser exibido no evento global.

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: foto da obra do artista plástico Luiz Tananduba, um dos participantes do InspirArte
Última atualização: 20.04.2021