Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projetos acadêmicos e de extensão do curso de Medicina Veterinária aproximam alunos da vivência profissional

Projetos acadêmicos e de extensão do curso de Medicina Veterinária aproximam alunos da vivência profissional

por Angela Rodrigues publicado 07/03/2023 05h00, última modificação 14/07/2023 15h56

Desde o início do oferecimento do curso de Medicina Veterinária na Unimep, em 2019, os alunos da graduação podem se aproximar da vivência profissional prática por meio de diversos projetos acadêmicos e de extensão já a partir do primeiro semestre. 

Essa vivência prática ocorre por meio da presença dos estudantes e docentes do curso em eventos externos direcionados aos pets como cãominhadas, campanhas de arrecadação de ração, feiras e eventos de adoção responsável ou com o compartilhamento de informações e orientações para tutores e à comunidade em geral. 

Além disso, nesse ano, foram criados nove projetos de extensão desenvolvidos pelo professor Maurício Etechebere, coordenador da Clínica Ensino Veterinária (CEV). As atividades contam com o acompanhamento e supervisão do coordenador do curso, o prof. Felipe Augusto Godoy.  

Os projetos já estão em atividade ou em andamento para serem implantados em breve. 

Conheça a seguir mais detalhes sobre cada uma das iniciativas: 

= Clínica Escola Veterinária (CEV): criada no 1º semestre desse ano e já em funcionamento, a CEV oferece aos alunos a vivência prática da profissão. No local, eles podem acompanhar a rotina de uma clínica médica veterinária de animais pequenos, animais silvestres e pets não convencionais, com a realização de exames laboratoriais completos e diagnóstico por imagem. Na Clínica, os universitários também podem acompanhar ações ligadas à Clínica Cirúrgica desses animais e o diagnóstico por necropsia. No local, são oferecidas vagas para alunos de todos os semestres, para poderem atender as necessidades do local de forma adequada e com o devido acompanhamento. A Clínica Escola Veterinária inclui atividades como manejo geral de animais, lavagem e esterilização de materiais, organização e limpeza dos consultórios, acompanhamento de análises laboratoriais; atendimento em clínica médica geral; atendimento clínico e cirúrgico geral; diagnósticos e outras atividades ligadas ao conhecimento teórico oferecido no curso.  

= Projeto Produtor Rural: por meio desse projeto, os estudantes da graduação poderão visitar propriedades rurais de produtores parceiros e acompanhar todas as etapas do processo zootécnico evolutivo, manejos sanitários, nutricionais e reprodutivos. As atividades também poderão gerar melhorias e sugestões para o aprimoramento de índices zootécnicos nas propriedades.

= Projeto Dissecação Animal: possibilita aos alunos a prática da dissecação de peças anatômicas, exercitando o conhecimento e a retomada de conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, como: cirurgia, anestesiologia e clínica médica. 

= Projeto Castração: inclui ações como o atendimento de tutores mais carentes por meio de palestras informativas e educacionais, promovidas pelos estudantes. As ações têm como foco noções básicas de cuidados, noções de manejo e, ainda, a castração de pets para o controle populacional. 

= Projeto Formação Complementar: consiste na participação dos estudantes da graduação em palestras e minicursos ligados à área da Medicina Veterinária, elaborados com temas e conteúdos atuais e relevantes no contexto da região e do país. As palestras ocorrem sempre aos sábados, nos períodos da manhã e contam com convidados externos. 

= Projeto Cidadania e Bem-Estar Animal: realizado em parceria com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e Parques Zoológicos, esse projeto promove o estudo de alternativas para a saúde e bem-estar de animais por meio de realização de propostas e ações desenvolvidas pelos estudantes. 

= Projeto VetTube Unimep: em parceria com a equipe da TV Unimep, o projeto consiste na produção e compartilhamento de vídeos na plataforma YouTube, para aprimorar a qualidade do conhecimento técnico dos alunos. Os vídeos incluirão temas ligados à Veterinária, debates, entrevistas, enquetes e documentários, dentre outros. 

= Projeto Gado de Leite: em parceria com a empresa Audax, localizada em Piracicaba (SP), esse projeto oferecerá aos estudantes a oportunidade de conhecer as etapas da cadeia leiteira, desde o nascimento dos animais até a maturidade, por meio do manejo e de aplicação de ações para o bem-estar animal. 

= Projeto Manejo em Haras: em parceria com a empresa Hans Barbieri, localizada em Limeira (SP), o projeto consiste no manejo e no treino de cavalos em diversas modalidades. Por meio de equoterapia, manejo racional e ações de bem-estar animal, os estudantes poderão conhecer e aprender presencialmente essas e outras práticas. 

Para saber mais sobre o curso e as atividades ligadas à Medicina Veterinária da Unimep ou aos projetos acadêmicos, acesse: http://unimep.edu.br/medicina-veterinaria/ ou acompanhe os perfis: @unimep e @medvet.unimep na mídia social Instagram. 

A graduação está com inscrições abertas e gratuitas no Vestibular Unimep 2023 – 2º semestre: https://www.redemetodista.edu.br/graduacao-presencial-unimep/  

 

 

Texto: Angela Rodrigues (Assessoria de Comunicação Unimep)
Fotos: prof. Maurício Etechebere (Unimep)
Última atualização: 05.07.2023

registrado em: