Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projetos de extensão recebem prêmio “Elias Boaventura”

Projetos de extensão recebem prêmio “Elias Boaventura”

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 18/02/2014 08h43, última modificação 26/04/2016 15h50

Os projetos de extensão desenvolvidos pelas universitárias Kamylla Pires Migliorelli, que cursa o 9º semestre de farmácia, e Ana Domingos Rodrigues e Damaris Pereira Gama dos Santos, respectivamente estudantes do 5º e do 8º semestres de publicidade e propaganda, sob a coordenação de docentes orientadores e colaboradores, receberam, em dezembro, o prêmio “Prof. Dr. Elias Boaventura de Educação”. Os trabalhos foram eleitos os melhores nas categorias pôster e apresentação oral de um total de 10 finalistas. Participaram da seleção os 53 trabalhos inscritos no Seminário de Extensão da 11ª Mostra Acadêmica da Unimep, promovido em novembro.

Vencedor na categoria pôster, o projeto Rondon Asshop (Assistência Hospitalar): uma experiência de ação extensionista transformadora foi apresentado pela aluna Kamylla Pires Migliorelli, com a orientação do docente José Eduardo da Fonseca. Nele, Kamylla apresentou as experiências vividas ao longo dos 15 dias em que prestou atendimento junto às comunidades ribeirinhas localizadas nos estados do Pará e Amazonas. A aluna foi uma das voluntárias da Ação Cívico-Social, realizada pela Marinha em julho, em conjunto com o Projeto Rondon. “Foram ações de atendimento médico, odontológico, de prevenção e promoção da saúde para populações bastante carentes”, destaca Fonseca.

Já premiado na categoria apresentação oral, está o projeto desenvolvido pelas alunas Ana Rodrigues e Damaris Santos, com a orientação do prof. Victor Kraide Corte Real e dos docentes colaboradores Renato Gomes, Joceli Lazier e Camilo Riani. Intitulado Divulgação, conscientização e valorização dos grupos folclóricos piracicabanos, o trabalho teve como objetivo desenvolver materiais e campanhas publicitárias aos grupos folclóricos da cidade.

“Iniciamos os trabalhos com uma intensa pesquisa no acervo João Chiarini no Espaço Memória do Centro Cultural Martha Watts, a fim de aprofundarmos os conhecimentos nas tradições folclóricas de Piracicaba. Também participamos do 5º Fórum de Tradições Populares e selecionamos a Irmandade de São Benedito para ser a comunidade parceira atendida. Foram elaborados materiais como folders, cartazes e banners, além de ações na internet para divulgar e valorizar a importância da Irmandade na história do município. Por fim, foi produzido um vídeo institucional”, conta o orientador, o prof. Corte Real. “Acreditamos que a Irmandade se tornou mais conhecida com a realização do projeto de extensão e com o prêmio que recebemos”, acrescenta ele.

Ao lado do ensino e da pesquisa, a extensão é um dos eixos fundamentais existentes em uma universidade e significa a ampliação de conhecimento em determinada área, o que também a torna um dos diferenciais da Unimep.

Também foram finalistas projetos orientados pelos professores: Márcia Vieira, Eduardo Salmar Nogueira e Taveira, Liliane Correa Maestro, Valéria Ferratone, Cassiano Barros, Angela Márcia Fossa e Maria Cristina Pauli da Rocha.

PRÊMIO
 Instituído em 2012 pela Câmara de Vereadores de Piracicaba em parceria com a Unimep, o prêmio Prof. Dr. Elias Boaventura de Educação é concedido aos melhores trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação ao longo do Seminário de Extensão, evento que compõe a Mostra Acadêmica da universidade. É também uma homenagem ao professor e ex-reitor da Unimep, Elias Boaventura (1937-2012).

Os projetos vencedores foram definidos por uma comissão avaliadora composta pelos docentes da Unimep: Ana Paula Dário Zocca, coordenadora do curso de gestão de recursos humanos do campus Santa Bárbara d´Oeste; Cassiano de Almeida Barros, coordenador do curso de música-licenciatura, e Josué Adam Lazier, coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da instituição, além de o vereador João Manoel dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep