Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prorrogação de prazo do MEC para Fies não atende novos contratos

Prorrogação de prazo do MEC para Fies não atende novos contratos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/04/2015 12h35, última modificação 26/04/2016 15h52

A medida divulgada nesta quinta-feira, 23, pelo MEC, que prorrogou o prazo até 29 de maio para renovação dos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), não altera a situação dos novos alunos que desejam o financiamento. Na Unimep, cerca de 1.200 universitários podem ter dificuldades para continuar os estudos pelo fato de não conseguirem  a concessão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, responsável pela aprovação dos processos do Fies. Para eles, o prazo final para o preenchimento de dados do sistema está mantido para 30 de abril. A equipe da Unimep tem trabalhado, exaustivamente, no intuito de encontrar  alternativas para solucionar essa questão.

Profissionais do Departamento de Finanças e Controladoria e de outros setores administrativos da universidade permanecem em sistema de plantão especialmente para atender os alunos. Esses atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 20h.  “Desde janeiro, estamos recepcionando e conferindo os documentos exigidos para início do processo de contratação, porém, devido às instabilidades no SisFies, sistema do Fies – muitas vezes indisponível, outras tantas vezes lento e carregado de bloqueios – fomos impedidos de finalizar os processos. Para ilustrar o que está ocorrendo: o governo mudou as regras no meio do jogo sem avisar os envolvidos”, afirma Cristiane Baggi, do Departamento Financeiro da universidade. O sistema tem apresentado instabilidade ou fica inoperante durante o preenchimento de dados, inviabilizando a conclusão. Nele aparecem mensagens, como “limite de crédito excedido” ou “IES não tem vaga disponível”.

No entanto, a Unimep tem o Fies ilimitado, conforme Termo Aditivo de Adesão aos Fies número 2, assinado em dezembro de 2012.  Por conta disso, a instituição entrou com ação na Justiça Federal para que se faça cumprir a lei. César Sacconi Falcão, que cursa o 1º semestre do curso de direito da Unimep e solicita financiamento de 80%, tentará finalizar a sua segunda inscrição no próximo dia 27.

“Há dois meses já tinha finalizado meu cadastro, mas ele foi cancelado. Tive de começar o processo novamente e agora tenho de finalizar a inscrição no dia 27. Se não conseguir, essa segunda inscrição também será cancelada e tenho até o dia 30 para tentar tudo de novo, começar o processo novamente. Na próxima segunda-feira, 27, vou ter de perder mais um dia de trabalho para  tentar resolver o assunto”, desabafa o estudante.

MEDIDA

Frente às dificuldades em nível nacional, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro anunciou o novo prazo para renovação do Fies: passou de 30 de abril para 29 de maio. A medida atende apenas aos alunos que utilizam o programa, isto é, aditamento de contratos, estudantes que têm contrato do Fies vigente desde 2014 ou anos anteriores. Em pronunciamento, o ministro da Educação admitiu falhas no sistema.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes/Acervo Unimep