Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Quatro cursos da Unimep recebem conceito 4 após visita do MEC

Quatro cursos da Unimep recebem conceito 4 após visita do MEC

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/08/2014 13h44, última modificação 26/04/2016 15h51

Quatro cursos da Unimep: química bacharelado, engenharia química e engenharia de controle e automação, oferecidos no campus Santa Bárbara d´Oeste, e também direito, no campus Taquaral, receberam o conceito 4 atribuído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação - MEC. A qualificação ocorreu após visita in loco de comissões do órgão à universidade para a avaliação das graduações. Neste ranking, o conceito 4 significa muito bom, conforme a escala que vai de 1 a 5, sendo este último excelente. Os conceitos estão disponíveis para consulta no site e-MEC.

Nas visitas, que aconteceram em agosto, os representantes do MEC avaliaram elementos como as propostas pedagógicas dos cursos, a infraestrutura, biblioteca, além de participarem de reuniões com docentes e alunos de cada uma das graduações. As reuniões ocorreram nos dias 14 e 15 aos cursos de química bacharelado e engenharia de controle e automação; dias 18 e 19, ao curso de direito e dias 21 e 22 à graduação engenharia química.

DIFERENCIAIS

No curso de engenharia de controle e automação, que gradua engenheiros para atuar nas áreas de instrumentação e controle de processos (mecatrônica), informática e automação industrial, as atividades teóricas são complementadas com atividades práticas desenvolvidas em mais de dez laboratórios. Já o curso de química bacharelado tem como diferencial um corpo docente qualificado com 70% doutores, 30% mestres e infraestrutura como laboratórios, recursos de informática como softwares específicos e ferramentas que permitem ao aluno o treinamento em recursos avançados e maximização do aprendizado.

Também graduados no campus Santa Bárbara d´Oeste estão os profissionais de engenharia química, curso que forma engenheiros com sólida formação técnica, científica e profissional geral, capacitando alunos para desenvolver e aplicar novas tecnologias relacionadas à área química.

O curso de direito do campus Taquaral, que em 2014 completa 44 anos de ensino, conta com uma grande inserção regional e permite ao aluno a oportunidade de vivenciar a profissão a partir de atividades reais de estágios, sob a orientação de professores especializados e a supervisão do Núcleo de Prática Jurídica no Escritório Experimental.

Em comum para universitários destes e dos demais cursos oferecidos na Unimep, estão possibilidades de intercâmbio em mais de 25 países, a partir de parcerias com a Assessoria para  Assuntos Internacionais e do programa Ciência sem Fronteiras, além de possibilidades de emprego por meio das oportunidades da Central de Estágios da Unimep.

Edição e texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes