Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reestruturação e Novo Posicionamento Estratégico da Unimep – Campus Lins

Reestruturação e Novo Posicionamento Estratégico da Unimep – Campus Lins

por Angela Rodrigues publicado 27/06/2023 05h00, última modificação 09/08/2023 14h04

Desde a homologação do Plano de Recuperação Judicial da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, em dezembro de 2022, distintas ações têm sido empreendidas pela equipe gestora da Educação Metodista, em conjunto com a Reitoria e as Diretorias da universidade, para efetivar a reestruturação e garantir a continuidade dos serviços educacionais e projetos oferecidos pela instituição à comunidade.

A Universidade, assim como outras instituições de ensino superior no Brasil, tem enfrentado enormes dificuldades financeiras, seja por dificuldades de fluxo de caixa, seja pela precarização da educação superior com o expressivo aumento da concorrência com oferta de cursos, seja pela situação macroeconômica do país, atingindo o ápice com a pandemia de COVID-19, levando inclusive ao ingresso de pedido de Recuperação Judicial, com o respectivo plano homologado em dezembro de 2022.

Dessa forma, com ênfase na inovação e na sustentabilidade institucional, a busca do equilíbrio econômico-financeiro exigiu a adoção de medidas para a reestruturação da universidade para melhor adequação ao contexto regional e ao cenário nacional da Educação Superior. Dentre essas ações, estão o encerramento das atividades do campus Santa Bárbara d'Oeste, em fevereiro de 2021, e o início da transferência dos cursos de graduação oferecidos no Campus Taquaral para o Campus Centro, localizado na região central de Piracicaba, em janeiro deste ano.

Pelas mesmas razões, o campus Lins também passa por adequações que serão informadas e esclarecidas em reuniões com todos os segmentos internos da universidade: alunos, docentes e funcionários do campus.

Os alunos matriculados e vinculados aos semestres em andamento dos cursos de Direito e Odontologia do campus Lins serão devidamente contatados para serem orientados quanto aos procedimentos necessários, com vistas ao oferecimento de alternativas para a conclusão dos seus estudos. Da mesma forma, os alunos que cursarão o 10º semestre dessas graduações no 2º semestre de 2023, também serão orientados quanto à conclusão de seus cursos na Unimep.

A equipe diretiva da Unimep reitera que essas ações são necessárias neste momento para a recuperação da Universidade e seu equilíbrio econômico-financeiro. “Temos o desafio de adequar a Instituição ao seu atual potencial de funcionamento, com vistas à retomada da saúde financeira e seu crescimento, garantindo as condições e perspectivas de futuro para a universidade”, afirma o reitor, o prof. Ismael Valentin.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Última atualização: 27.06.2023