Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reitor assina parceria com a empresa alemã Staufen Taktica

Reitor assina parceria com a empresa alemã Staufen Taktica

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/04/2014 08h46, última modificação 26/04/2016 15h51

A Unimep, por meio do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), vinculado à Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) firmou uma nova parceria. O reitor da Unimep, prof. Gustavo Jacques Dias Alvim, assinou convênio com a empresa de consultoria Staufen Taktica, ligada ao Grupo Staufen, da Alemanha, que possui filiais em vários países, dentre eles o Brasil, com uma filial em Campinas.

Por meio de um termo de cooperação, a Unimep torna-se a instituição de ensino superior a homologar, com o seu nome e logotipo, a qualidade do treinamento de especialista lean (metodologia para melhorar o desempenho por meio da eliminação do desperdício e de causas de defeitos nos processos de produção ou processos de manufatura) do programa da empresa, ou seja, reconhece que o conteúdo do treinamento possui a qualidade atestada pelo corpo docente da Unimep. O trabalho é desenvolvido pelo coordenador do Laboratório SCPM, o professor Klaus Schützer (foto), sem nenhum ônus para a instituição.

Segundo detalha Schützer, a Staufen é parceira na fábrica de ensino de processos do PTW (Institut für Produktionsmanagement, Technologie und Werkzeugmaschinen), instituto vinculado à Technische Universität Darmstadt, na Alemanha.

“O PTW é o homologador do material usado nos treinamentos que a Staufen realiza nas empresas na Alemanha. Nós estaremos exercendo o mesmo papel aqui no Brasil, tanto é que no catálogo de divulgação dos cursos de treinamento in company o logo da Unimep já está inserido”, conta ele. O convênio é válido por dois anos e ao final deste período poderá ser renovado.

Schützer acrescenta que o objetivo da parceria é fortalecer esta área de pesquisa na Unimep e que a Staufen Taktica também participa das iniciativas para implantar uma fábrica de ensino de processos na universidade.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/Banco de Imagens
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 25/04/2014

registrado em: