Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reitor recebe secretário de Administração para a retomada de projetos em parceria com a Prefeitura de Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 06/03/2021 05h00, última modificação 14/07/2023 15h43

O reitor da Unimep, professor Ismael Forte Valentin, acompanhado dos coordenadores dos cursos de medicina veterinária, prof. Felipe Godoy, e de nutrição, profª Nailza Maestá, e do coordenador administrativo, Michael Adorno, recebeu na manhã dessa quarta-feira, dia 3, o secretário municipal de Administração (Semad), Dorival José Maistro, no campus Taquaral.

O objetivo do encontro foi o de retomar contatos, compartilhar informações e visitar espaços localizados próximos ao campus universitário para prosseguir projetos desenvolvidos em parceria pelas duas instituições, iniciados na gestão anterior e que terão continuidade nesse ano. Também participaram do encontro Juliana Baccarin, assessora do prefeito municipal, Luciano de Almeida, e Valéria Di Donato, assessora do secretário de administração.

PROJETOS – Um dos projetos refere-se à utilização de espaços e infraestrutura localizados ao lado do campus Taquaral para a criação e implantação do Hospital Veterinário, que poderá ser utilizado pelos estudantes do curso de medicina veterinária da Unimep.

Localizada ao lado do campus Taquaral, a área em estudo para receber o hospital veterinário, pertencente à Prefeitura de Piracicaba, possui 8.763 metros quadrados e conta com distintos prédios e infraestrutura construída pela universidade, a serem revitalizados para atender as demandas exigidas.

Além de estudos para atender a comunidade por meio do Hospital Veterinário, esses espaços também poderão atender outras demandas atualmente em análise pela Prefeitura.

Após a reunião, em que foram detalhadas as informações sobre a utilização do espaço e dos prédios, definidas com a gestão municipal anterior, e os encaminhamentos para as próximas etapas relacionadas à parceria, o grupo visitou os espaços e conheceu a infraestrutura disponível no local.

“A princípio, a ideia seria de ao invés de construir novos espaços para a criação do Hospital Veterinário, que eles utilizassem esses espaços, que podem ser adaptados e revitalizados para atender toda a população”, afirmou o reitor, prof. Ismael Valentin.

“Viemos olhar esse espaço público, que foi cedido à universidade, por meio de um convênio. Acho importante essa discussão com a comunidade acadêmica e a administração, no intuito de verificar qual é a viabilidade técnica, com a Secretaria de Saúde e o prefeito, sobre a questão do Hospital Veterinário. É um passo a mais para que a gente consolide na cidade outros campos de atuação e de estudo que venham fortalecer Piracicaba e região”, pontuou o secretário de administração, Dorival José Maistro.

Conforme detalha a professora Nailza Maestá, o próximo passo é que os coordenadores dos cursos da área de saúde encaminhem formalmente à Prefeitura de Piracicaba o projeto de revitalização do prédio e dos espaços. “Vamos detalhar como cada espaço poderá ser utilizado para o Hospital Veterinário e também mencionar os materiais a serem empregados nas atividades acadêmicas do curso de medicina veterinária, como, por exemplo, os instrumentos, insumos, materiais necessários à montagem do Hospital, incluindo a simulação de uma clínica cirúrgica, UTI, área para cirurgias, castrações, atendimentos e vacinação. Vamos estruturar todo o projeto, mencionando todos os setores definidos para cada espaço, delineando cada parte de atendimento da Clínica para atender toda a comunidade. Em seguida, vamos enviar à Prefeitura. O Hospital Veterinário é um projeto que está proposto pelo Governo Estadual. Na gestão anterior, a proposta do Hospital Veterinário foi viabilizada pelo governo estadual e agora, vamos trabalhar em parceria com a Prefeitura”, afirmou a professora Nailza.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: Rober Caprecci/Laboratório de Comunicação