Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reportagem produzida pela TV Unimep é exibida no canal Futura, instituição parceira da emissora universitária

Reportagem produzida pela TV Unimep é exibida no canal Futura, instituição parceira da emissora universitária

por Angela Rodrigues publicado 11/03/2019 05h00, última modificação 11/03/2019 12h08

Novas atividades marcam a parceria da TV Unimep com o canal Futura: a reportagem produzida pela emissora universitária sobre o convênio da Unimep com o EC XV de Piracicaba, a partir do qual a instituição auxilia o clube em relação aos deveres com os atletas das divisões de base do alvinegro, será exibida no programa Debate do canal Futura. A gravação do programa ao vivo será transmitida na fanpage do canal (https://www.facebook.com/canalfuturaoficial/) nessa quinta-feira, 27, às 18h, e a transmissão da matéria na tevê ocorrerá na próxima terça feira, dia 5, às 21h. Na tevê, o Futura pode ser sintonizado nos canais Sky HD: canal 434, Net HD e Claro HD: canal 587, Vivo HD: canal 68 e Oi TV: canal 35.

A jornalista e coordenadora da TV Unimep, Danielle Moura, conta que, em função do incêndio no centro de treinamento do Flamengo e que vitimou dez meninos das categorias de base no início desse mês, o programa irá discutir as obrigações dos times com esses jogadores. “Nesse sentido, pelo fato de a Unimep ter uma parceria com o XV de Piracicaba, fizemos a reportagem para mostrar como a universidade tem ajudado o clube com as obrigações legais no que diz respeito aos jogadores das divisões de base, auxiliando não só na formação de craques para os gramados, mas sim de cidadãos”, afirma

Gabriela Cunha, editora do programa Debate, destaca que a veiculação da reportagem produzida pela equipe da TV Unimep “irá enriquecer muito a discussão do programa em que vamos falar sobre as questões sociais que perpassam a relação dos jovens com o futebol, a partir dos recentes casos que expuseram as situações das categorias de base dos clubes", afirma. O programa terá a participação do jornalista Lúcio de Castro e Thais Toledo, diretora executiva na Acessoss consultoria e assessoria social e sistêmica para esporte.

A coordenadora da TV Unimep conta que a parceria com o canal Futura teve início em agosto de 2009, período em que a universidade passou a figurar dentre as instituições com programas veiculados pela emissora. “A TV Unimep participa dos encontros de jornalismo promovidos anualmente pela emissora, participa das reuniões de pauta, apresenta sugestões de entrevistados e reportagens e os alunos também podem participar do projeto Geração Futura. Enfim, com a parceria, há uma série de atividades que dão visibilidade nacional para produções audiovisuais, pesquisas, docentes e alunos da universidade”, destaca ela.

Desde o início da parceria, a equipe da TV Unimep já participou de diversas ações: sugestão de temas de programas, produção de reportagens, participação de docentes e alunos em gravações realizadas no Rio de Janeiro, entradas ao vivo via Skype e visitas da equipe do canal, como a do diretor de jornalismo, José Britto. “Acredito que um dos pontos principais dessa parceria é o contato próximo com uma emissora nacional, de grande porte. Trocamos muitas experiências. O Canal Futura é o mediador de encontros com outros canais universitários e esses momentos nos ajudam e nos incentivam. Além disso, temos a oportunidade de dar visibilidade nacional às nossas produções. Para os alunos, a principal oportunidade é o projeto Oficina de Audiovisual Geração Futura Universidades Parceiras. Durante 15 dias, os estudantes selecionados têm a oportunidade de conhecer o canal e aprender na prática a forma de produção televisiva e educativa do Futura” destaca Danielle.

Futura – Vinculado à Fundação Roberto Marinho, o canal resulta de parceria estratégica entre organizações da iniciativa privada com o compromisso de investir socialmente. Desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. Cristiano Reckziegel coordenador de jornalismo do canal, destaca que o Futura tem parceria com mais de 60 universidades de norte a sul do Brasil. "Valorizamos muito essas trocas para trazer diversidade de assuntos, abordagens e sotaques para a nossa programação”, pontua. Ele aponta que, dentre as principais contribuições dessa parceria, estão a divulgação de ações da região de Piracicaba e a abertura de espaço para especialistas ligados à Unimep nas telas do canal. “Esperamos que essa parceria possa gerar muitas novas demandas, entrevistas, reportagens e outras produções no futuro”, afirma Cristiano.

 


Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo TV Unimep
Última atualização: 28/02/2019