Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Resultados da parceria Unimep e Volks são apresentados na Alemanha

Resultados da parceria Unimep e Volks são apresentados na Alemanha

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/07/2014 11h11, última modificação 26/04/2016 15h51

Os resultados do convênio de cooperação técnico-educacional do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep com a Volkswagen do Brasil foram apresentados nos últimos dias 24 e 25 na 15ª Conferência do Grupo Volkswagen sobre Fábrica Digital, promovida em Braunschweig, Alemanha. O encontro reuniu mais de 250 participantes de equipes de plantas distribuídas pelo mundo para apresentar os casos de sucesso na implantação da fábrica digital.

O professor Klaus Schützer, coordenador do Laboratório SCPM, foi convidado a compor a equipe brasileira e apresentou informações sobre as otimizações realizadas na planta de produção de motores do Grupo Volks no Brasil. No evento, ele falou sobre as atividades realizadas no modelamento digital das operações de usinagem do bloco de motor. Segundo o coordenador, a 1ª fase do projeto já foi concluída e a equipe do SCPM prosseguirá com a próxima etapa, prevista para ocorrer até o final deste ano. “Realizaremos um projeto semelhante ao anterior, mas aplicando agora na produção de uma nova linha de motores implantada pela Volkswagen na planta de São Carlos”, detalha Schützer.

O convênio entre a Unimep e a Volks completou um ano em março e viabilizou o desenvolvimento de uma fábrica digital na unidade de São Carlos. Por meio dele, alunos de distintos cursos de engenharia e de pós-graduação em engenharia de produção da Unimep têm a oportunidade de atuar com sistemas de grande porte e alta complexidade e desenvolver projetos de graduação, dissertações e mestrados, baseados no conhecimento adquirido, saindo de um trabalho puramente teórico para atuar em um projeto de pesquisa aplicada.

Com a parceria Unimep-Volks, a área de pesquisa em engenharia do país se apropria de uma tecnologia (sistemas para modelamento e simulação da fábrica digital) que, segundo Schützer, é utilizado em somente mais duas universidades brasileiras, fato que evidencia a instituição no panorama nacional. “Além disso, este trabalho com uma empresa do porte da Volkswagen nos aproxima das indústrias, abre as portas para convênios com outras empresas e aumenta e empregabilidade dos engenheiros formados na Unimep”, aponta o docente.

A equipe brasileira que está conjuntamente desenvolvendo estes projetos e também
participou do evento foi composta (foto da esquerda para a direita): Rogério Albuquerque (Siemens PLM), Rita Lemos Reis (Volkswagen Brasil), Sandra Zimmermann (Volkswagen Brasil) e Prof. Dr.-Ing.Klaus Schützer (Unimep – SCPM).

Texto:
Angela Rodrigues