Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Retornam as exibições de filmes gratuitos no Taquaral

Retornam as exibições de filmes gratuitos no Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/04/2011 12h06, última modificação 26/04/2016 15h47

As exibições de produções cinematográficas abertas à comunidade retornam à Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba. A boa notícia é fruto da parceria entre a Faculdade de Comunicação (Facom) e a Rede Brazucah, agência de comunicação e produtora cultural que tem como proposta formar público e difundir o cinema brasileiro. A estreia da iniciativa será no dia 26, no Auditório Verde do campus Taquaral, com a exibição do curta-metragem “Ratão” (2010), de Santiago Dellape, seguida do longa-metragem “As Melhores Coisas do Mundo” (2010), de Laís Bodanzky. As produções serão exibidas novamente no dia 28, às 20h. 
A entrada é gratuita. 

Na parceria entre a Brazucah e a Unimep estão previstas duas sessões ao mês, realizadas sempre às 15h e às 20h, no Auditório Verde. Os filmes são todos em tecnologia digital e nacionais, muitas vezes, à margem das salas comerciais. “O projeto não tem relação direta com Cine Humberto Mauro, mas não deixa de ser uma continuidade da iniciativa na universidade, já que tem como proposta apresentar, gratuitamente, produções brasileiras que não estão no circuito comercial”, destaca o diretor da Facom, Belarmino César da Costa. 

Outro ponto positivo do convênio é a capacitação de alunos da Unimep para atuar como agentes culturais, que juntamente, com a Brazucah, realizam as exibições de filmes. Na universidade, o responsável pelo projeto e pela divulgação dos filmes é o aluno do 3º semestre do curso de rádio, TV e internet, Iuri Rodrigues Pitombo. Além de Piracicaba, a Rede Brazucah, fundada em 2002, tem projetos em instituições de ensino superior de 17 municípios do Estado de São Paulo, a exemplo, de Americana, Campinas, Guarulhos Jundiaí, Osasco, Santos, São Paulo, São Bernardo do Campo.


OS FILMES 

“As Melhores Coisas do Mundo” é sobre a história de Mano, 15, que adora tocar guitarra, sair com os amigos e andar de bike. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto não é brincadeira. Bullying na escola, relacionamento em casa, inseguranças, preconceitos e descoberta do amor são temas que integram o enredo da produção. O curta “Ratão” também tem como protagonista um garoto, o Goma, que ajuda o tio a vender CDs piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto seu tio busca a iluminação espiritual, ele se envolve com a máfia japonesa que controla a feira. 


ANOTE
– Exibição de “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky, e o curta-metragem “Ratão”, de Santiago Dellape, nos dias 26, às 15h, e 28, às 20h, no Auditório Verde, do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1677.

Edição e texto: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes e divulgação
Última atualização: 20/04/2011

registrado em: