Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dossiê sobre educação inclusiva traz prêmio para revista Comunicações em concurso do MEC

por Angela Rodrigues publicado 03/05/2016 03h00, última modificação 03/06/2016 10h21

Pelo terceiro ano consecutivo, a Revista Comunicações do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep alcançou a pontuação máxima – 190 pontos – no concurso de periódicos da educação promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), vinculada à Universidade Federal de Goiás (UFG), e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O resultado torna a Unimep a única instituição de ensino superior particular em posição de destaque no concurso, já que as demais instituições pontuadas são todas públicas.

A conquista da revista Comunicações no concurso ocorreu com o Dossiê Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, coordenado pela docente do PPGE, Maria Inês Bacellar Monteiro. O dossiê reúne 27 artigos sobre a temática da educação especial produzidos por três docentes do PPGE: Maria Inês Bacellar Monteiro, Anna Maria Lunardi Padilha e Gláucia Uliana Pinto; dois ex-alunos do Programa: Débora Dainez e Maria Fernanda Bagarollo e outros pesquisadores de diferentes regiões do país convidados para enviarem artigos.

“Essa conquista reflete a qualidade do PPGE, da revista e conterá material de excelente qualidade para alunos e pesquisadores de todo o país”, afirma Maria Inês. Também para o prof. Thiago Borges de Aguiar, atual editor da revista Comunicações, a colocação indica que a revista atinge os escores máximos de todos os critérios de avaliação da qualidade da revista. “Indica o reconhecimento da qualidade da publicação e sua relevância dentro dos primeiros estratos do Qualis B. É a valorização de um trabalho intenso, que é o da editoração de periódicos, e que faz parte do compromisso do PPGE com a divulgação”, afirma ele.

Conteúdo

A coordenadora do dossiê, Maria Inês, conta que as pessoas com deficiência vêm sendo, historicamente, excluídas de todos os espaços sociais, inclusive o escolar. “A igualdade de acesso está garantida, porém não temos encontrado ações dentro da escola, que considerem a especificidade do projeto pedagógico e as características individuais dos alunos. Esse dossiê nasceu a partir da ideia de dar visibilidade a essa história e apontar caminhos para o ensino na diversidade. Os trabalhos visam contribuir para práticas sociais e pedagógicas a partir de estudos realizados por pesquisadores que têm buscado olhar para as possibilidades de superação das marcas dos modelos de institucionalização a favor das pessoas com deficiência”, destaca ela.

Segundo a docente, a edição da revista que traz o dossiê sobre educação inclusiva estará disponível no formato digital e com acesso liberado para qualquer pessoa no site https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacao/index da revista Comunicações a partir do 2o semestre. Além disso, a edição impressa será distribuída gratuitamente também a partir desse período.

História

A primeira edição da Revista Comunicações ocorreu no ano de 1994, portanto, nesse ano, a publicação completa 22 anos. A comissão editorial é composta por seis docentes do PPGE e o Comitê Científico formado por docentes vinculados a instituições do Brasil e do exterior. A Revista publica três números anuais, com cerca de 15 artigos por edição.

O atual editor da publicação, o professor do PPGE Thiago Borges, afirma que a publicação de um periódico na área é espaço não apenas de divulgação científica, mas também de fortalecimento de contatos acadêmicos. Ele acrescenta que o prêmio ajuda a divulgar a Unimep e o PPGE entre pesquisadores de todo o Brasil, além de estabelecer e fortalecer relações entre pesquisadores. “Isso qualifica o programa e aproxima os alunos das discussões mais atuais sobre temas prementes da pesquisa em educação. Além disso, o direcionamento do edital para a questão da educação como direito de todos e do enfrentamento das desigualdades qualifica nosso olhar para que nossas pesquisas estejam cada vez mais próximas da sociedade e suas contradições”, afirma.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/divulgação