Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Revista dos Tribunais online: mais possiblidades para pesquisa

Revista dos Tribunais online: mais possiblidades para pesquisa

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/11/2015 08h38, última modificação 26/04/2016 15h53

Alunos e professores do curso de direito dos campi Lins e Taquaral da Unimep têm a possibilidade de consultar em plataforma digital toda a base de dados da Revista dos Tribunais online. Desde agosto de 2014, no acervo digital das bibliotecas da universidade, é possível pesquisar temas da área jurídica com conteúdo totalmente inter-relacionado que reúne doutrina, legislação, jurisprudência, súmulas e notícias de todas as áreas do direito. A ferramenta é restrita aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de direito da Unimep.

De acordo com Carolina Segatto Vianna, coordenadora do sistema de bibliotecas da universidade, a base de dados da Revista dos Tribunais online foi implantada com o propósito de recuperar documentos na área jurídica e, assim, propiciar aos alunos de graduação e pós-graduação a complementação em seus estudos.

“A RT online foi uma proposta estudada pela Coordenação de Graduação, direção da Faculdade de Direito e coordenação da biblioteca”, conta Carolina. Integram o acervo mais de 1 milhão de arquivos de doutrina, legislação e jurisprudência; cerca de 35 mil textos doutrinários das principais publicações da editora RT, além de 5 códigos comentados e notícias.

OUTRAS FERRAMENTAS

Não só os alunos dos cursos de direito como toda a comunidade unimepiana também pode ter acesso a outro acervo de consulta acadêmica: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Produzidos nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado) da Unimep o acervo foi implantado em 2006 e conta com 1.390 documentos digitais.

Também, devido às boas avaliações de seus cursos de pós-graduação, a Unimep está em um grupo seleto  de universidades brasileiras que têm acesso gratuito ao Portal Periódico Capes. Trata-se de biblioteca virtual que reúne artigos científicos, das mais diversas áreas do conhecimento. Nele estão armazenadas 37.073 publicações periódicas nacionais e internacionais e 130 bases de dados.

Estudantes da instituição podem ter acesso ao portal, na íntegra, apenas dentro da universidade. Para isso, basta clicar no ícone "MEC/Capes Periódicos", disposto à direita do site da Unimep ou ir diretamente no link novo.periodicos.capes.gov.br

Texto: Nathalia Salvador
Fotos: Fábio Mendes