Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Revista nacional seleciona receita de aluna de gastronomia

Revista nacional seleciona receita de aluna de gastronomia

por Angela Rodrigues publicado 28/07/2016 05h00, última modificação 27/07/2016 17h06

A cerveja não é só bebida, pode também ser um ingrediente especial. Foi isso que Elisa Custódio Brill, 19, aluna do 3º semestre do curso de gastronomia da Unimep, provou. Ela desenvolveu a receita Petit Gateâu Sensação, produzida a partir da receita tradicional, porém com a adição da cerveja Fruit Lambic, sabor morango, na massa e na calda de redução de morangos, servida sobre o petit gateâu. O doce teve tanto êxito que a sua receita foi selecionada para publicação pela Revista da Cerveja, na edição 23. A revista possui circulação nacional e é uma das mais conhecidas e especializadas em cerveja do país. Já o curso de gastronomia da Unimep é coordenado pela professora Mariana Ávila Maronna e possui conceito 4, em uma escala de 1 a 5,  pelo MEC.

“Após ter pensado nesta receita, enviei para o professor Richard Sbravati e pedi para que ele me auxiliasse. Ele me enviou e-mail da Revista da Cerveja, no qual eles estavam convidando pessoas para enviar harmonizações que seriam selecionadas para aparecer na próxima edição. Eu enviei a receita do petit gateâu, com a minha harmonização, e dias depois me retornaram dizendo que havia sido umas das selecionadas”, conta a aluna.

Segundo Elisa, o principal desafio na elaboração do doce foi pensar e estipular a quantidade correta de cerveja, principalmente na massa, para que, ao assar, o petit gateâu permanecesse com sua característica mais importante, a cremosidade no interior. O resultado do trabalho dela é motivo de felicidade: “ter minha receita aceita pela revista é algo que eu nunca imaginei que aconteceria. Acho que posso definir a sensação com dois sentimentos: alegria e satisfação”.

Para alcançar essa conquista, a universitária diz que a ajuda de seus professores foi fundamental: “o curso e todas as aulas que tive foram a grande chave para a aprovação da receita. Se não fosse o trabalho do professor Richard e de todos os outros professores, que nos incentivam a sempre mostrarmos o nosso melhor, nada disso seria possível”, destaca Elisa.

Legenda da imagem: Na foto, a aluna Elisa Custódio Brill ao lado do prof. Richard Sbravati.

Texto: Serjey Martins
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo pessoal
Última atualização: 28/07/2016